Trabalhos na área da família

*Ângela Bianco

O objetivo do Departamento da Família é auxiliar na capacitação dos dirigentes, que tenham atuação nos departamentos ligados à família. Com o intuito de elucidar dúvidas a respeito dos temas polêmicos da atualidade fundamentados na Doutrina Espírita, busca atender às necessidades dos coordenadores, com diretrizes sólidas para estruturar projetos embasados na segurança das diretrizes Kardequianas.

Apesar das diferenças encontradas em um estado tão grande como o nosso, as Regionais encontram desafios similares no que diz respeito às aflições, como também aos anseios da sociedade.

O Departamento da Família, trabalhando na transversalidade com os outros departamentos, busca capacitar coordenadores com projetos, encontros, seminários, dinâmicas diversas e profundas reflexões, que possam auxiliar as Casas na criação de ações, que levem os grupos a Entender para Acolher a família contemporânea, visto serem elas que atendem os que se encontram em desarmonia com a Leis do Criador ou ainda, reforçam as bases daqueles que já caminham dentro da Doutrina libertadora do espiritismo.

O Departamento da Família, buscando atender as sugestões e indagações trazidas em encontros e reuniões nos principais núcleos do Estado, elaborou projetos que serão desenvolvidos juntos as regionais, a fim de que nosso trabalho seja resultado da rica experiência dos dirigentes e coordenadores da USE.

Poucas vezes a família foi tão valorizada como no atual momento de nossa sociedade. A base sólida, a célula máter como é chamada por inúmeros pensadores, é a família, a bússola do homem e quando ele a perde ou não a tem, muitas vezes pelos desafios reencarnatórios que enfrenta, necessita de diretrizes sólidas para encontrar o caminho da renovação espiritual.

Temos como exemplos dentro de nossa Doutrina verdadeiros missionários cuja base foi a família, segundo nos traz a literatura sobre a vida do admirável Chico Xavier, como também de Divaldo Franco, onde foi de suma importância a presença da família, no exemplo de resignação, caridade e diretrizes no caminho do homem de bem, trilhado por eles.

Diante das dificuldades evidenciadas nos últimos meses, está cabendo à  família,  seja de que modelo for, dar a sustentação para que em cada lar, haja força e determinação para transpor os desafios que se abeirou da Humanidade!

Nessa experiência pudemos vivenciar o conceito verdadeiro da família através da união de corações, muitas vezes, separados fisicamente, mas unidos pela prece e pelo pensamento.

Será esta família que precisará de auxílio para se recompor, ou mesmo para continuar enfrentando novos desafios que com certeza surgirão, seja pela perda de pessoas queridas, seja pela perda financeira que irá despontar em muitos setores, seja pela insegurança que irá se abater em alguns, levando ainda mais pessoas à depressão e muitas vezes ao suicídio!

Uma experiência como essa traz também grandes transformações, nos mostra a fragilidade do corpo e a fortaleza do espírito.

Caberá aos dirigentes permanecerem firmes no alicerce da Doutrina, amparados pela fé, pela Lei de Causa e Efeito, pelo entendimento da pluralidade de existências como também pelo entendimento da Lei do Progresso, assim as Casas se prepararão para acolher seus assistidos.

Por outro lado, haverá corações que estarão mais receptivos para a Verdade libertadora da “vida após a vida”, muitas vezes ávidos para entender o porquê dos constantes desafios que a humanidade enfrenta, sem privilegiar sexo, crença, idade, classe social ou condição financeira.

A ausência do abraço nos fez entender a importância do acolhimento, os inúmeros atos de solidariedade nos fizeram entender que somos um ser coletivo dentro do universo e que a dor do outro nos afeta !

O  Departamento da Família buscando Entender para Acolher estará presente para que, em conexão com as Regionais, unida aos outros departamentos da USE, possa buscar instrumentos para auxiliar na capacitação dos dirigentes.

Vamos nos aprofundar em obras ricas como O livro dos espíritos, O evangelho segundo o espiritismo e em tantos outros livros. Estaremos a Família, assim como todos os outros departamentos da USE unidos, buscando nos fortalecer no conhecimento e na amorosidade, que serão grandes facilitadores para podermos levar capacitação à aqueles que estarão recebendo os que, ainda atordoados buscarão as respostas para suas dores maiores.

Nesse momento desafiador, podemos oferecer o consolo através da fé raciocinada, sem preconceitos trazendo o acolhimento aos que sofrem sem julgar, apenas aceitando e amando o próximo como o Mestre nos ensinou!

Em nossa meta temos algumas ações que, em decorrência da pandemia tiveram que ser postergadas, mas que no devido tempo serão retomadas.

Teremos nova edição do livro Família e espiritismo, como também a Semana Espírita da Família USE, ações que serão retomadas para que através delas, possamos atuar junto aos dirigentes das regionais, que são em sua essência os multiplicadores das diretrizes doutrinárias seguras, trazendo às Casas conhecimento que se multiplicarão em trabalhos sérios e seguros, possibilitando o exercício da fraternidade junto ao próximo.

* Ângela Bianco é Diretora do Departamento da Família da USE SP.

Deixe uma resposta