Doutrinária

Diretor: Marco Milani

Secretários:

1º Secretário: João Roberto Nascimento 2º Secretária: Andréa Laporte Assessores: Adriano Calsone; Alexandre Fontes da Fonseca; Sandro Cosso

O que é o departamento?

O departamento de Doutrina atua sob as diretrizes estabelecidas pela Diretoria Executiva da USE-SP, especificamente no que se refere ao oferecimento de referências doutrinárias aos dirigentes e demais colaboradores de instituições espíritas e ao público em geral.

Quais são seus objetivos?

a) Oferecer suporte doutrinário aos demais departamentos e aos órgãos da USE, quando solicitado.

b) Incentivar a realização de eventos e atividades em prol da coerência doutrinária.

c) Analisar e criticar a qualidade do conteúdo doutrinário presente em livros, eventos e outras formas de expressão espíritas.

d) Fomentar o estudo e a prática dos princípios e valores espíritas aos dirigentes e colaboradores de casas espíritas.

Quais são as principais atividades e trabalhos do departamento?

a) Campanha Coerência Doutrinária. Voltada para a compreensão e valorização dos princípios espíritas. Norteia o planejamento de ações deste departamento, destacando-se a orientação ao público especializado e leigo para a caracterização de conteúdos espíritas, pseudoespíritas e não espíritas.

b) Análise crítica e recomendação de livros espíritas. Por esta iniciativa, busca-se formar uma rede de pareceristas e divulgar obras doutrinariamente coerentes.

c) Promoção de eventos (seminários, palestras, rodas de conversa etc.) organizados diretamente ou apoiados por este departamento, tendo como público-alvo os dirigentes e colaboradores de instituições espíritas.

d) Participação em veículos de comunicação para colaborar ou tratar de questões doutrinárias.