Comunicação

Diretor: Marcelo Uchôa

1º Secretário: Renato César
2º Secretário: Marco Antônio

E-mail: comunicacao@usesp.org.br

Assessores:
Bruna Zapata, Damila Evaristo, Kauê Bentes, e Renan Martorelli .

A Comunicação Social Espírita destina-se:

I) Ao público interno do Movimento Espírita (pessoas e instituições) tendo por objetivos:
A) Servir de canal de informações sobre dados e fatos relacionados com as atividades das instituições espíritas que tenham por fim o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita;
B) Criar condições ideais ao exercício do diálogo entre os participantes das sociedades espíritas, de tal forma que conceitos e ações sejam compartilhados por todos os segmentos de públicos;
a) Nesta tarefa, a informação e o diálogo passam a ser também, meios de promover a união dos espíritas e de suas instituições, dinamizar o trabalho de unificação e favorecer o crescimento do movimento espírita.

II) Ao público em geral, com o objetivo de:

A) Criar campo favorável para que a ação comunicativa com o público externo (pessoas e instituições não-espíritas) seja desenvolvida de maneira completa (identificando-se com o processo social básico: a interação), facilitando assim, a compreensão dos conceitos espíritas de modo fraterno e espontâneo, através dos recursos e meios adequados e disponíveis.

B) Nesta tarefa, não há o propósito de converter. Há o propósito de dialogar, informar e esclarecer. Divulga-se a Doutrina Espírita porque ela representa uma verdade consoladora, que é válida, útil e necessária aos homens e que concorre para a melhoria da Humanidade. Sua aceitação, todavia, será sempre voluntária e consciente. Sua imagem estará sempre associada à liberdade com responsabilidade.

Princípios e Diretrizes

I) Toda comunicação social espírita, independente de sua forma de expressão e do público a que se destina, deve refletir o amor e a verdade que estão contidos na Doutrina Espírita;

II) Em todas as situações, a mensagem deve ser dirigida no rumo do entendimento fraternal, visando dialogar, informar e orientar, mas também projetar uma imagem favorável e positiva do Espiritismo;

III) Independente do grau de informação e persuasão que a mensagem apresente, ela deve se revestir de equilíbrio e harmonia, visando contribuir, efetivamente, para esclarecer, consolar e orientar;

IV) A comunicação social espírita deve sempre refletir uma postura dialógica e expositiva e nunca impositiva, respeitando-se tanto o princípio de liberdade que a Doutrina Espírita preconiza como também o público a que se destina que tem faixas de interesse e motivação que não podem ser violentadas;

V) Toda comunicação social espírita deve caracterizar-se pelo propósito prioritário de promover a Doutrina Espírita, sua mensagem, seus princípios e seus benefícios, sem a preocupação de destaque para a pessoa que a promove;

VI) A seleção de veículos, bem como a forma de utilizá-los, deve observar os aspectos éticos e técnicos para refletir em qualidade e natureza, o mesmo nível elevado dos objetivos colimados. Se porventura, houver necessidade de eventual patrocínio para sustentação econômica da atividade, esse apoio não deverá, em hipótese alguma, gerar qualquer subordinação à instituição promotora ou à atividade em si;

VII) A forma de apresentação da mensagem deve primar pela simplicidade, isentando-se de qualquer conotação sensacionalista, não obstante deva ser atualizada e dinâmica;

VIII) Diante de uma proposta de trabalho de comunicação social espírita, analisar a oportunidade de sua realização, pois, a despeito do valor que apresente, muitas vezes, o momento pode não ser o mais adequado à sua concretização ou se mostrar incompatível com os interesses gerais da tarefa que se pretende realizar.

NÚCLEOS DE TRABALHO DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO:

WEBTV
transmissões ao vivo, postagem de vídeos gravados;
MÍDIAS SOCIAIS
publicar e administrar os canais de comunicação: Facebook, Twitter e Instagram;

AUDIOVISUAL
Produção de vinhetas, edição e finalização de vídeos; elaboração de cartazes (digitais e impressos), banner e outros recursos impressos.

ATIVIDADES ADICIONAIS DA DIRETORIA EXECUTIVA:

Jornal DIRIGENTE ESPIRITA

Editor: Eliana Haddad
Conselho Editoral: A.J.Orlando, Antonio Cesar Perri de Carvalho, Julia Nezu e Marco Antonio Milani

Dirigente Espírita Newsletter:
Editor: A. J. Orlando

Programa MOMENTO ESPÍRITA (Rádio Boa Nova)

Coordenação: Julia Nezu
Suzete Maria Andreotti Amorim
E-mail: momentoespirita@usesp.org.br