Muitos são os benefícios proporcionados pelo movimento de unificação, entre eles:
- Favorece a aproximação dos espíritas para que melhor se conheçam e se confraternizem, criando condições para maior entrosamento entre as instituições espíritas e proporcionando maior estabilidade e eficácia no Movimento Espírita.
- Beneficia a troca de informações entre as casas espíritas, através de seus representantes, sobre suas vivências e conhecimentos em todos os aspectos do Movimento Espírita.
- Oferece parâmetros que levem a instituição e o trabalhador à correta avaliação de sua trajetória e à implementação de melhorias constantes.
- Assegura o retorno qualitativo de todas as experiências para o próprio centro espírita e o seu aperfeiçoamento progressivo em todos os setores de suas atividades.
- Concorre eficientemente para o desaparecimento do personalismo individual ou de grupos no meio espírita, facilitando e estimulando o desenvolvimento da humildade e da renúncia, virtudes tão necessárias à estabilidade dos trabalhos coletivos.
- Gera uma imagem pública institucional consciente, permanente e atuante, através da sinergia entre as instituições unidas, em defesa dos princípios do Espiritismo.
- Assegura ao meio espírita uma força social, cada vez mais necessária, mais útil e mais eficiente para a evolução humana no sentido espiritual e fraterno.
- Evita o desvirtuamento do Espiritismo, por conta de interpretações equivocadas, personalistas e práticas nocivas, que visem interesses e ambições pessoais, com evidente desprezo aos seus postulados fundamentais.
- Possibilita uma rede de contatos de qualidade para ações da sociedade espírita.
- Desestimula, ainda a proliferação de práticas exóticas e estranhas, que nada têm a ver com o Espiritismo.
- Garante a independência do Movimento Espírita e sua autossuficiência, em todos os seus setores de atividades e, em qualquer época e circunstâncias.
- Amplia o espaço que a Doutrina Espírita ocupa dentro da sociedade e oferece acesso a fontes seguras que possam falar em nome do Espiritismo.
- Dá sustentação ao meio espírita para uma sintonia maior com as forças espirituais que dirigem o Planeta e, em particular, o próprio Movimento Espírita.
- Contribui para assegurar a preservação dos princípios doutrinários, de acordo com o legado de Allan Kardec e dá pleno desempenho às finalidades do Espiritismo.