
Os Departamentos de Comunicação e de Tecnologia de Informação da USE vêm alertar e esclarecer a todos quanto às questões de segurança da informação no uso adequado de ferramentas de streaming (forma de distribuição digital de dados e informações) sobretudo quanto ao uso ferramenta de comunicação Zoom Meeting, que se popularizou bastante entre nós, no movimento espiritista, nestes últimos dias.
Pelo uso massivo desta ferramenta durante os instantes de reclusão social, que passou rapidamente de 10 para 200 milhões de usuários, algumas empresas já detectaram que há falhas de segurança importantes nesta ferramenta, como por exemplo permitir o acesso não autorizado a câmera de vídeo e ao microfone; a possibilidade de roubo de credenciais de acesso bem como a possibilidade em poder receptar informações que são trocadas durante as chamadas.
O próprio fundador da ferramenta Zoom, Eric Yuan, reconheceu, em declaração expedida no primeiro dia de abril deste ano, que a ferramenta não visita alguns dos importantes aspectos de segurança ao afirmar “(…)que não atingimos as expectativas de privacidades e segurança da comunidade” e “(…)nem a nossa” afirma. Mais informações em https://www.youtube.com/watch?v=xk992LJ4N9M
Com isso, nossa recomendação é para que busquemos utilizar a ferramenta Google Meeting já 100% integrada às contas de e-mail dos órgãos da USE estadual, isto é, todas aquelas com o domínio @usesp.org.br.
Entretanto, abstração feita à nossa recomendação, isto é, independente da ferramenta que venha a adotar, há quatro dicas básicas que devem ser seguidas quando o assunto é segurança da informação:
- USE SENHAS “FORTES”, isto é, a combinação de 7 (sete) ou mais caracteres, de preferência combinando símbolos, letras maiúsculas e minúsculas, ajudará bastante. Nunca use em sua senha uma informação óbvia, como por exemplo, a sua data de nascimento ou o próprio login. As vezes este processo pode criar uma certa dificuldade, mas facilitará bastante caso um hacker tente invadir.
- UTILIZE SEMPRE ANTIVÍRUS a fim de evitar que hackers, ou programas de computador mal-intencionados, possam ter acesso às suas informações
- NUNCA ENVIO DADOS PESSOAIS A ESTRANHOS: esta pode parecer ser uma dica óbvia, contudo, tem sido muito frequente a obtenção de informações pessoais em ferramentas como as de chat (bate-papo online) ou até mesmo durante a ligação pretensa ligação de Call Center, que nos solicita a confirmação de dados pessoais. Há ainda uma outra forma, uma técnica chamada de phishing. Ela consiste no envio de links em e-mails e/ou mensagens direcionando para sites que parecem confiáveis, mas na verdade estão ali para “roubar” informações pessoais, tais como CPF, CEP residencial e login de acesso. Fique atento!
- NÃO FALE MUITO SOBRE VOCÊ: nas mídias sociais. Evite informações pessoais como endereço, telefone, etc. Em hipótese alguma digite ou passe informações de cartão de crédito se o site não possuir o famoso “cadeado”. Este símbolo (o cadeado) sinaliza que as informações daquela página web correr em um processo de embaralhamento de Informações chamado de criptografia. Eles garantem que somente o destinatário terá o acesso, seguro, às suas informações. Mesmo que algum hacker consiga rastrear e capturar seu acesso, páginas em modo seguro, enviam dados sem significado algum para quem os obtém, pois que não possuem a “chave” para decodificar a mensagem.
Abstração feita aos desafios que o século 21 nos impõe, século este em que nos movimentamos, sigamos utilizando as ferramentas de comunicação deste século, mas sobretudo, com atenção e prudência, pois, como nos disse Emmanuel, “Prudência é atitude de sabedoria.”.