
Ofício 031/2023
A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE-SP, em consonância com os princípios e valores doutrinários espíritas, reafirma seu compromisso inabalável com a defesa da vida desde o momento da concepção. Em resposta ao julgamento iminente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 442 (2017), que busca legalizar o aborto até a 12ª semana de gestação, a USE-SP expressa sua profunda preocupação com as consequências sociais e espirituais deste possível ato.
Temos como fundamento que o primeiro de todos os direitos naturais do ser humano é o direito à vida. Sob a perspectiva espírita, compreendemos que a vida do ser reencarnante inicia-se no momento da concepção. O embrião ou feto é o corpo em formação de um Espírito já existente, com sua individualidade plena, independente do corpo da mãe. Nesse sentido, é imperativo respeitar e cuidar do ser em gestação.
Reiteramos nosso repúdio a qualquer política pública que incentive ou favoreça o abortamento provocado, especialmente quando a mãe não está correndo risco de morte com o prosseguimento da gestação. Reconhecemos os desafios psicológicos e físicos enfrentados pelas gestantes e defendemos o completo apoio e amparo a elas, incluindo o esclarecimento sobre a relevância da oportunidade reencarnatória em curso e das provas inerentes à trajetória evolutiva do Espírito na Terra.
Temos o livre-arbítrio, e reconhecemos as consequências espirituais do aborto, proporcionais ao conhecimento, intenção e responsabilidade sobre o ato, conforme destacado por Allan Kardec. Encorajamos a fé raciocinada, onde a crença é embasada em argumentos válidos, e esperamos que os adeptos do Espiritismo assumam posturas compatíveis com os princípios e valores doutrinários.
Juntos, unimos nossas vozes em prol da preservação da vida, da compaixão e do respeito ao ser em gestação, defendendo o direito fundamental à vida como um dos alicerces de uma sociedade justa e fraterna.
São Paulo, 03 de outubro de 2023.

Rosana Amado Gaspar
USE SP- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo
Clique Aqui e Acesse o Comunicado Assinado
