Eventos DM

Próximos Eventos

Abaixo segue nosso PGA (Plano Geral de Atividades), nesse calendário estão todas as atividades estaduais dos próximos anos. É possível que existam alterações nessa agenda sem aviso prévio e para mais informações sobre qualquer atividade é só ir lá na nossa seção de Contatos e mandar um e-mail! 😀

Eventos Anteriores

18º Congresso Espírita de São Paulo – 2022

O Congresso também foi lugar de jovem! Durante os três dias de evento foi possível ver jovens em grupos ou individualmente por todas as atividades – desde as rodas de conversas até os coffee breaks memoráveis.

O Departamento de Mocidades conseguiu, com o apoio da Diretoria Executiva da USE, promover uma experiência inédita para os jovens durante o evento. Cerca de 40 jovens estiveram hospedados em uma locação próxima do evento e viveram uma experiência semelhante aos eventos de mocidade que já acontecem pelo estado. Teve fogueira, roda de violão, cantoria e muita confraternização antes das partidas para o Hotel Tauá e depois, afim de tornar a experiência do jovem ainda mais intensa.

E como não existe só um jovem de só um jeito, os gostos acabaram influenciando cada um a acompanhar o Congresso de forma diferente. Para Lúcio Sá, de São Paulo, o ponto alto foram as rodas de discussão, especialmente com o foco na ciência espírita e seu uso correto e equivocado; Amanda Salgado, de Taubaté, confessou que apesar da grande expectativa pelo trabalho de Rossandro Klinjey e Haroldo Dutra, a palestra que mais causou impacto foi a fala de Humberto Schubert em “Viver no Mundo sem Ser do Mundo”.

Além de acompanhar as atividades, o grupo de mocidade ainda acabou se tornando atração ao quebrar alguns protocolos e promover pelo menos duas rodas de violão no saguão do hotel que agitaram e injetaram boas energias em todos que por lá passavam. Se alguém perguntar se os jovens estavam no Congresso, não pode ter dúvida nem receio de responder que estiveram sim e sempre estarão.

Comes – 2022

A Páscoa de 2022 foi diferente para muitos jovens espíritas no Estado de São Paulo por conta dos eventos que aconteceram entre os dias 15 e 17 de Abril. As COMEs, popular nome das Confraternizações de Mocidades Espíritas, aconteceram presencialmente e virtualmente movimentando mais de 200 jovens espíritas.

Nesse ano foram quatro eventos em paralelo com o diferencial de que dois desses eventos foram presenciais. Na cidade de São Paulo a Comelesp recebeu jovens da macrorregião Leste e estudou o tema “Elos: A mediunidade no dia-a-dia”; e em Ribeirão Preto a macrorregião Norte estudou “Céu e Infero: e se não fosse tão simples assim”. Ambos os eventos contaram com participantes vacinados e todas as medidas sanitárias foram seguidas para viabilizar atividades com segurança para todos. Virtualmente ainda aconteceram a Comecelesp e a Comenoesp, respectivamente na macrorregião Centro-Leste estudando também “Elos” e na macrorregião Noroeste com o tema “Falando de Racismo”.

Segunda Prévia das Comes – 2022

Entre o final de Janeiro e meados de Fevereiro de 2022 aconteceram as Segundas Prévias das Comes no Estado de São Paulo. Jovens espíritas de todo o estado se reuniram virtualmente nas quatro macrorregiões em seus respectivos eventos – Comelesp (DM1), Comecelesp (DM2), Comenesp (DM3) e Comenoesp (DM4).

A Comecelesp aconteceu no dia 29 de Janeiro com o tema Mediunidade no Mundo trazendo atividades artísticas e doutrinárias para mostrar a importância do estudo da mediunidade por jovens. No mesmo final de semana aconteceu a Comenesp com o tema O Auto da Barca do Inferno, onde cerca de 70 jovens espíritas de 29 cidades puderam estudar o Céu e o Inferno com jogos online, apresentações artísticas e diversas salas de estudo. O final de semana agitado ainda contou com a Comenoesp com tema instigante – Falando de Racismo: entender para mudar! Nos dois dias os participantes puderam discutir a representatividade no movimento espírita, as implicações da vida após a morte nos preconceitos da carne e, claro, interagir com muita arte e muito estudo.

Inicialmente concebido para ser um evento híbrido, a Comelesp foi adiada para o dia 19 e 20 de Fevereiro, mas não sobrou interatividade com estudos envolvendo a mediunidade, oficinas de poesia, política, liderança, responsabilidade afetiva, meditação e, não podia faltar, amor. Ao todo foram cerca de 200 jovens cantando, chorando e se abraçando virtualmente nesse período. A expectativa segue a mesma – que logo seja seguro para que todos possamos deixar o virtual e nos abraçarmos fisicamente. Agora nos vemos nas Comes em Abril!

Primeira Prévia das Comes – 2021

No início de Agosto de 2021 as mocidades de São Paulo iniciaram o ciclo das Comes de 2022. Nos finais de semana de 24 e 25 de Julho e 31 e 1º de Agosto ocorreram as quatro primeiras prévias (o primeiro dos três eventos estaduais de cada assessoria).

Nos eventos de cada região – Comelesp, Comecelesp, Comenesp e Comenoesp – foram realizadas as votações para os temas dos seus respectivos eventos que acontecerão na Páscoa de 2022. Os eventos contaram com atividades de roda de discussão, apresentações artísticas, oficinas, palestras e culminaram na votação dos temários previamente apresentados aos grupos de mocidade.

Foram cerca de 350 jovens inscritos nos quatro eventos e os temários escolhidos para cada Come foram: na 1ª Assessoria e na 2ª Assessoria o tema será “Elos, a mediunidade no dia-a-dia“, na 3ª Assessoria teremos “Céu e Inferno, e se não fosse tão simples assim?” e na 4ª Assessoria o tema será “Falando de racismo, entender para mudar“.

Mais informações nas mídias sociais do Departamento de Mocidades da USE em instagram.com/dmusesp ou facebook.com/dmusesp.