Relações Públicas

Diretor: A.J.Orlando

E-mail: presidencia@usesp.org.br

Atualmente, relacionar-se com o público é uma necessidade fundamental para que as instituições possam manter-se e expandir suas frentes de trabalho.

O Centro Espírita não foge a essa regra básica, considerando que ele é um espaço de convivência fraterna, local de estudo, prática e divulgação da Doutrina Espírita.

Assim, tanto o público interno, como o externo precisa ser informado do que ocorre na instituição e no movimento espírita, pois é a partir dessas informações que se estabelecem as bases de uma direção segura e criam-se motivações para um trabalho espontâneo, harmônico e duradouro.

Nesse sentido, as ações de Relações Públicas e Institucionais podem contribuir para o bom desempenho das instituições espíritas.

Atribuições

1. Trabalhar em parceria com os demais departamentos da Instituição, de modo compartilhado, buscando realizar trabalhos conjuntos e dar suporte técnico, quando necessário;

2. Fazer um levantamento da Mídia local ou regional, relacionando os veículos de comunicação de interesse da instituição, com dados sobre periodicidade, tiragem, circulação, perfil do leitor, ideologia política e religiosa, custos de espaços e outras informações adicionais, como nomes de proprietários, acionistas, editores e principais jornalistas;

3. Dar visibilidade à realização de eventos e às informações gerais aos frequentadores da casa, através de quadros murais, boletins e/ou outros meios, como a Internet, através de site, e-mail etc.;

4. Elaborar matéria (Press release) sobre fatos e informações relevantes sobre a instituição e/ou do movimento espírita e enviar aos veículos de comunicação para publicação gratuita;

5. Organizar e manter atualizado um arquivo (Clipping) de reportagens e notas da imprensa que citam fatos e comentários sobre o movimento espírita local e regional;

6. Elaborar e manter atualizado um cadastro (Mailling list) de nomes de pessoas e instituições de interesse da casa espírita;

7. Estabelecer relação amistosa com Emissoras de Rádio e Televisão, Agências de Publicidade, Assessorias de Comunicação, Gráficas, Empresas de Outdoor locais, visando criar condições favoráveis ações na Mídia: entrevistas, reportagens e campanhas doutrinárias;

8. Observar a Legislação Brasileira relacionada à atividade de comunicação (Lei de Imprensa, Códigos de Ética dos Profissionais de Relações Publicas, Propaganda, CONAR etc.), buscando a coerência e, sobretudo, a postura ético-espírita. Acesse: http://www.mj.org.br

9. Recorrer ao Manual de Comunicação Social Espírita, do Conselho Federativo Nacional, para se inteirar da estratégia ideal para se relacionar com a Imprensa e obter resultados positivos. Para isso, acesse:www.feb.org.br