Mocidade Antiga

banner_mocidade_0
banner_mocidade_0 (2)
bannerlivraria
previous arrow
next arrow

Diretor : Filipe Felix dos Santos

 E-mail : mocidade@usesp.org.br

Secretários:

  • Alysson Ismael dos Santos (Ribeirão Preto) – Secretaria Administrativa
  • Juliana Moraes das Chagas (Marília) e Saulo Quintana Gomes (Campinas) – Secretaria de Doutrina
  • Paulo Bueno (São Paulo) – Secretaria de Integração
  • Ana Clara Spera (Assis) – Secretária de Artes
  • Luiz Fabiano Aguiar (Franca) – Secretaria de Comunicação e Divulgação

O que é o departamento?

O Departamento de Mocidade é o resultado da união das Mocidades do estado de São Paulo. Unidas, as Mocidades desenvolvem o projeto de unificação do movimento espírita com os jovens do estado. Estruturado dentro da perspectiva do protagonismo juvenil, possui em sua liderança diversos jovens, escolhidos pelas próprias mocidades para organizarem e realizarem os trabalhos necessários para atingirem os objetivos do departamento.

Quais são seus objetivos?

Conforme artigo 2º de seu Regimento Interno, sempre guiado pela necessidade de unir os jovens para alcançar os objetivos de unificação, o Departamento de Mocidade da USE tem como objetivos:

  • Coordenar e orientar os trabalhos de Mocidade Espírita no Estado de São Paulo, visando sempre seu aprimoramento administrativo, doutrinário e artístico, com base nas obras codificada por Allan Kardec, para atender as finalidades que lhe competem;
  • Sempre buscar o fortalecimento do Movimento de Unificação, com base no ideal de unificação patrocinado pela USE Local e Estadual;
  • Orientar a organização e o funcionamento dos Departamentos de Mocidade dos órgãos da USE, e quando solicitado, os das sociedades espíritas.
  • Manter estreito relacionamento com os demais departamentos da USE, visando uma colaboração mútua.

Qual a estrutura do departamento?

O DM/USE possui uma diretoria estadual composta por diversas secretarias para seu auxílio. Hoje o Departamento possui as secretarias administrativa, de doutrina, de artes, de comunicação e de integração, havendo liberdade para os Órgãos e Assessorias criarem outras secretarias por suas demandas específicas.

Em vista da grande dificuldade em alcançar todas as mocidades, o DM possui quatro Assessorias que dividem geograficamente o estado, agrupando Regionais da USE para facilitar a atuação. Essas Assessorias possuem suas próprias secretarias. Cada órgão regional e local possuem um Departamento de Mocidade, também constituídos por diretoria e secretarias.

Toda essa estrutura viabiliza a comunicação técnica entre os interessados, garante a capilaridade e acesso a todos os órgãos e, consequentemente, todas as mocidades.

Abrangência das Assessorias:

1ª Assessoria – DM1 (Leste)
Regionais: Baixada Santista e Vale do Ribeira, Cachoeira Paulista, Grande ABC, São Paulo e Taubaté.

2ª Assessoria – DM2 (Centro-Leste)
Regionais: Campinas, Jundiaí, Mogi-Mirim, Piracicaba, Rio Claro, São João da Boa Vista e Sorocaba.

3ª Assessoria – DM3 (Norte)
Regionais: Franca, Jales, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

4ª Assessoria – DM4 (Oeste)
Regionais: Araçatuba, Assis, Bauru, Ilha Solteira, Jaú, Marília, Nova Alta Paulista e Presidente Prudente.

Quais são as principais atividades e trabalhos do departamento?

Com o intuito de atender os objetivos, visando o fortalecimento dos laços de amizade, confraternização dos membros das Mocidades Espíritas, estudo da Doutrina Espírita, estímulo à vivencia dos princípios espíritas e incentivo à participação e integração dos jovens nos trabalhos de Mocidade Espírita e Movimento de Unificação, o DM/USE organiza Reuniões e Confraternizações durante todo o ano.

Anualmente são realizados três eventos de confraternização em cada Assessoria, sendo elas duas prévias (1ª Prévia entre julho e agosto e 2ª Prévia entre janeiro e fevereiro) e um evento principal realizado na páscoa (COMELESP, COMECELESP, COMENESP e COMENOESP). Ainda anualmente são realizadas duas reuniões presenciais da Comissão Estadual (Diretoria Estadual e Assessorias) e duas Reuniões Gerais (Comissão Estadual e Órgãos Regionais).

Bienalmente o DM realiza o EECDME (Encontro Estadual de Comissão Diretora de Mocidade Espírita) voltado às lideranças presentes e futuras do movimento.

Quinquenalmente a confraternização da páscoa é centralizado na COMJESP (Confraternização das Mocidades e Juventudes do Estado de São Paulo) reunindo os jovens de todo estado em um grande evento de confraternização, estudos e vivências.

É necessário ressaltar que os Departamentos dos Órgãos Regionais e Locais desenvolvem diversas atividades próprias durante o ano, sendo possível resumi-las em ações de confraternização, estudos, vivências, assistência social e palestras.

PGA 2020

O Departamento de Mocidades da União das Sociedades Espiritas do Estado de São Paulo realizam os seguintes Encontros:

COMJESP – Confraternização das Mocidades e Juventudes Espiritas do Estado de São Paulo

EECDME – Encontro Estadual de Comissão Diretora de Mocidade Espirita

Você é diretor(a) de Departamentos de Mocidade Intermunicipal ou Regional e precisa verificar a data de alguma reunião, evento e/ou atividade na 3ª Assessoria?

Você é participante de alguma mocidade espírita e/ou centro espírita e quer saber a agenda de eventos?

Então é só clicar na agenda e ver o nosso PGA – Plano Geral de Atividades 2020!

Clique Aqui para Inscrever-se