Doutrina

FESTA DE NATAL
(Sociedade Espírita de Tours, 24 de dezembro de 1862 – Médium: Sr. N…)


Esta é a noite em que, no mundo cristão, se festeja a Natividade do Menino Jesus. Mas vós, meus irmãos, deveis também vos alegrar e festejar o nascimento da nova Doutrina Espírita. Vê-la-eis crescer como esta criança; como ele, ela virá esclarecer os homens e mostrar-lhes o caminho que devem percorrer. Logo vereis os reis, como os magos, virem também a esta doutrina pedir o socorro que já não encontram nas ideias antigas. Não mais vos trarão incenso e mirra, mas se prosternarão de coração ante as ideias novas do Espiritismo. Já não vedes brilhar a estrela que os deve guiar? Coragem, pois, meus irmãos, coragem; em breve podereis, com o mundo inteiro, celebrar a grande festa da regeneração da Humanidade.

Meus irmãos, durante muito tempo encerrastes no coração o germe desta doutrina; mas eis que hoje ele se manifesta em plena luz com o apoio de um tutor solidamente plantado e não deixará que se verguem seus frágeis ramos. Com esse suporte providencial, crescerá dia a dia e tornar-se-á a árvore da criação divina. Dessa árvore colhereis frutos, não só para vós, mas para os vossos irmãos que tiverem fome e sede da fé sagrada. Oh! então apresentai-lhes esse fruto e gritai-lhes do fundo do coração: “Vinde, vinde partilhar conosco o que alimenta o nosso Espírito e alivia as nossas dores físicas e morais.”

Mas não esqueçais, meus irmãos, que Deus vos fez levedar o primeiro germe; que esse germe cresceu e que já se tornou uma árvore capaz de dar frutos. Resta-vos algo a utilizar: são os galhos que podeis transplantar; antes, porém, vede se o terreno no qual confiais esse germe não oculta sob sua camada aparente algum verme roedor, que poderia devorar aquilo que o Mestre vos confiou.

São Luís – Revista Espírita – abril de 1863

Departamento de Doutrina

Diretor: Marco Milani

Secretários:
1º Secretária: Andréa Laporte
2a Secretária: João Tozzi
Assessores:
Alexandre Fontes da Fonseca e Sandro Cosso.

email: doutrina@usesp.org.br

Representantes Regionais

USER da Bx Santista e VRAllan Kardec Pitta Veloso
USER de BauruJosé Roberto
USER de CampinasJoão Tozzi
USER de MaríliaKarina Kasemodel Rafaelli
USER de Ribeirão PretoJoão Carlos Barreiro
USER de Rio ClaroMargareth Esther Guirau
USER de S. J. Rio PretoAllê de Paula
USER de São PauloFernando de Oliveira Porto
USER de SorocabaMaurício Jacopetti Bortoleto
USER de TaubatéElisabete Rocha Cortez Ribeiro

O que é o departamento?

O Departamento de Doutrina atua sob as diretrizes estabelecidas pela Diretoria Executiva da USE-SP, especificamente no que se refere ao oferecimento de referências doutrinárias aos dirigentes e demais colaboradores de instituições espíritas e ao público em geral.

Quais são seus objetivos?

a) Oferecer suporte doutrinário aos demais departamentos e aos órgãos da USE, quando solicitado.

b) Incentivar a realização de eventos e atividades em prol da coerência doutrinária.

c) Analisar e criticar a qualidade do conteúdo doutrinário presente em livros, eventos e outras formas de expressão espíritas.

d) Fomentar o estudo e a prática dos princípios e valores espíritas aos dirigentes e colaboradores de casas espíritas.

Quais são as principais atividades e trabalhos do departamento?

a) Campanha Coerência Doutrinária. Voltada para a compreensão e valorização dos princípios espíritas. Norteia o planejamento de ações deste departamento, destacando-se a orientação ao público especializado e leigo para a caracterização de conteúdos espíritas, pseudoespíritas e não espíritas.

b) Análise crítica e recomendação de livros espíritas. Por esta iniciativa, busca-se formar uma rede de pareceristas e divulgar obras doutrinariamente coerentes.

c) Promoção de eventos (seminários, palestras, rodas de conversa etc.) organizados diretamente ou apoiados por este departamento, tendo como público-alvo os dirigentes e colaboradores de instituições espíritas.

d) Participação em veículos de comunicação para colaborar ou tratar de questões doutrinárias.