Eventos DM

Próximos Eventos

Abaixo segue nosso PGA (Plano Geral de Atividades), nesse calendário estão todas as atividades estaduais dos próximos anos. É possível que existam alterações nessa agenda sem aviso prévio e para mais informações sobre qualquer atividade é só ir lá na nossa seção de Contatos e mandar um e-mail! 😀

Eventos Anteriores

EECDME 2022 – Rio Claro

A 14ª edição do Encontro Estadual de Comissão Diretora de Mocidades Espíritas, apelidado carinhosamente de EECDME veio, balançou com o emocional de todo mundo e foi embora deixando saudades para os participantes que vieram de todo o estado até a cidade de Rio Claro prestigiar esse evento que fica sempre na memória de todos.

Ainda com um público reduzido, cerca de 70 jovens espíritas que atuam ou desejam atuar na liderança do movimento de mocidades espíritas de São Paulo confraternizaram, riram e refletiram sobre quem é o foco da nossa servidão – o tema “A quem serves?” já havia sido proposto cerca de quatro anos atrás, mas encaixou perfeitamente no contexto atual do movimento espírita onde muitas casas espíritas fecharam, grupos terminaram e a esperança de continuar precisa se basear em algo mais do que nosso ego ou nossas próprias vicissitudes.

O evento iniciou no Sábado, mas desde Sexta-feira já era possível ouvir violões, cajóns e vozes das mais variadas cantando os clássicos de eventos que sempre gostamos. O evento contou com muita dança, muito estudo e um encerramento emocionante que balançou a todos os presentes.

Para conferir fotos do evento e materiais variados (teve uma atividade gravada durante o evento!!!) ou só acompanhar os próximos evento de mocidade, confira o álbum do EECDME 2022 no nosso Facebook ou o nosso Instagram.

Primeira Prévia das Comes – 2022

O mês de Julho sempre marca o início do ciclo de eventos de mocidade do estado de São Paulo e 2022 não poderia ser diferente. As primeiras prévias das Comes são os primeiros eventos que encabeçam o ciclo que se encerra somente na páscoa de 2023 com as Comes.

Esse ano foram dois finais de semana que compreenderam os quatro eventos das nossas assessorias – a Comelesp no DM1, a Comecelesp no DM2, a Comenesp no DM3 e a Comenoesp no DM4. Juntos esses eventos reuniram cerca de 150 jovens do estado para confraternizar, estudar e também votar.

Uai… votar?

Sim, votar! É na Primeira prévia que os jovens elegem o temário que vai ser trabalhado na Segunda Prévia e na Come do próximo ano! Cada mocidade participante tem um voto garantido e pode escolher entre os temários que foram selecionados pela secretaria de Doutrina do Estado de São Paulo, formada por todas as assessorias.

Esse ano tivemos dois temários para a escolha – A Felicidade e Qual teu medo?

Comelesp – Diadema em festa

A cidade de Diadema foi o palco da Primeira prévia da 43ª Comelesp que contou com cerca de 50 jovens nos dias 30 e 31 de Julho. O tema do evento? Precisa de Tema? A galera do DM1 focou o evento em oficinas artísticas e rodas de conversa trazendo momentos marcantes e uma escolha de temário única que você confere aqui.

O temário escolhido para o ciclo foi Qual teu medo?.

Comecelesp – Muito amor em Campinas

No dia 24 de Julho foi a vez da 40ª Comecelesp iniciar seus trabalhos na cidade de Campinas na Casa da Criança Vovô Nestor. Ao todo cerca de 25 jovens se reuniram em um Domingo de muito sol e teve estudo, teve dança, teve arte e um encerramento de luxo com a banda Sons da Mocidade. O tema do evento foi Redescobrir e trouxe uma reflexão muito importante sobre autoconhecimento e a busca incessante por nos reencontrarmos – física e emocionalmente.

O temário escolhido para o ciclo foi Qual teu medo?.

Comenesp – O circo chegou em Pedregulho

Respeitável público, o Grande Circo das Artes saúda a todos para o início da 49ª Comenesp! Com um tema desses a cidade de Pedregulho recebeu novamente esse evento após três anos de espera. Com o Grande Circo das Artes a equipe do DM3 explorou o canto, a interpretação, muito teatro e muita festa nos dias 23 e 24 de Julho. Com muito cachorro quente e churros, cerca de 50 jovens foram mergulhados nas artes circenses por dois dias inteiros.

O temário escolhido para o ciclo foi Qual teu medo?.

Comenoesp – Conectador e sempre unidos

Dia 30 de Julho foi um dia de refletir e se conectar com o primeiro evento da 57ª Comenoesp. Com o tema AmarElos, o time do DM4 conseguiu transportar um pouco dos Elos tão fortes criados no movimento espírita para jovens de todo o estado que se uniram virtualmente com essa confraternização. Cerca de 20 jovens participaram ativamente das salas e do sarau (que estava ma-ra-vi-lho-so) em um evento recheado de Amarelo, mas também de todas as outras cores!

O temário escolhido para o ciclo foi Qual teu medo?.

Curso de Dirigentes – 2022

Com mocidades voltando, mocidades surgindo, mocidades mudando e mocidades sempre em mudança, o Curso de Dirigentes veio para criar um ambiente de discussão e motivação para dirigentes e jovens espíritas que buscam por um material criado por jovens espíritas para jovens espíritas.

O Curso aconteceu entre os meses de Julho e Agosto com encontros e oficinas virtuais ministradas por dirigentes de mocidade, monitores e jovens de São Paulo.

Junto com os encontros que aconteceram sempre aos Sábados 14hs, o curso ainda contou com um material inédito construído especificamente para jovens que querem ser dirigentes e para os que já são e estão procurando novas ideias para seus grupos já formados.

O cronograma do Curso segue abaixo:

  • Semana 01 “O que é ser Dirigente? O que precisa para ser Dirigente?”
  • Semana 02 “Introdução ao tema Mocidade”
  • Semana 03 “Quem é o Jovem Espírita? Discussão sobre Gerações”
  • Semana 04 “Rotina do Dirigente, CNV, Gestão da Mocidade e Liderança”
  • Semana 05 “Como montar um estudo? Como criar um programa para a Mocidade?”
  • Semana 06 “Mocidade é parte de algo maior? Estamos preparados para ser Dirigentes?”

Novas edições do curso ainda não estão marcadas, mas são uma possibilidade! Se você ficou com vontade de participar, se liga nas nossas redes sociais que qualquer novidade divulgaremos por lá!

18º Congresso Espírita de São Paulo – 2022

O Congresso também foi lugar de jovem! Durante os três dias de evento foi possível ver jovens em grupos ou individualmente por todas as atividades – desde as rodas de conversas até os coffee breaks memoráveis.

O Departamento de Mocidades conseguiu, com o apoio da Diretoria Executiva da USE, promover uma experiência inédita para os jovens durante o evento. Cerca de 40 jovens estiveram hospedados em uma locação próxima do evento e viveram uma experiência semelhante aos eventos de mocidade que já acontecem pelo estado. Teve fogueira, roda de violão, cantoria e muita confraternização antes das partidas para o Hotel Tauá e depois, afim de tornar a experiência do jovem ainda mais intensa.

E como não existe só um jovem de só um jeito, os gostos acabaram influenciando cada um a acompanhar o Congresso de forma diferente. Para Lúcio Sá, de São Paulo, o ponto alto foram as rodas de discussão, especialmente com o foco na ciência espírita e seu uso correto e equivocado; Amanda Salgado, de Taubaté, confessou que apesar da grande expectativa pelo trabalho de Rossandro Klinjey e Haroldo Dutra, a palestra que mais causou impacto foi a fala de Humberto Schubert em “Viver no Mundo sem Ser do Mundo”.

Além de acompanhar as atividades, o grupo de mocidade ainda acabou se tornando atração ao quebrar alguns protocolos e promover pelo menos duas rodas de violão no saguão do hotel que agitaram e injetaram boas energias em todos que por lá passavam. Se alguém perguntar se os jovens estavam no Congresso, não pode ter dúvida nem receio de responder que estiveram sim e sempre estarão.

Comes – 2022

A Páscoa de 2022 foi diferente para muitos jovens espíritas no Estado de São Paulo por conta dos eventos que aconteceram entre os dias 15 e 17 de Abril. As COMEs, popular nome das Confraternizações de Mocidades Espíritas, aconteceram presencialmente e virtualmente movimentando mais de 200 jovens espíritas.

Nesse ano foram quatro eventos em paralelo com o diferencial de que dois desses eventos foram presenciais. Na cidade de São Paulo a Comelesp recebeu jovens da macrorregião Leste e estudou o tema “Elos: A mediunidade no dia-a-dia”; e em Ribeirão Preto a macrorregião Norte estudou “Céu e Infero: e se não fosse tão simples assim”. Ambos os eventos contaram com participantes vacinados e todas as medidas sanitárias foram seguidas para viabilizar atividades com segurança para todos. Virtualmente ainda aconteceram a Comecelesp e a Comenoesp, respectivamente na macrorregião Centro-Leste estudando também “Elos” e na macrorregião Noroeste com o tema “Falando de Racismo”.

Segunda Prévia das Comes – 2022

Entre o final de Janeiro e meados de Fevereiro de 2022 aconteceram as Segundas Prévias das Comes no Estado de São Paulo. Jovens espíritas de todo o estado se reuniram virtualmente nas quatro macrorregiões em seus respectivos eventos – Comelesp (DM1), Comecelesp (DM2), Comenesp (DM3) e Comenoesp (DM4).

A Comecelesp aconteceu no dia 29 de Janeiro com o tema Mediunidade no Mundo trazendo atividades artísticas e doutrinárias para mostrar a importância do estudo da mediunidade por jovens. No mesmo final de semana aconteceu a Comenesp com o tema O Auto da Barca do Inferno, onde cerca de 70 jovens espíritas de 29 cidades puderam estudar o Céu e o Inferno com jogos online, apresentações artísticas e diversas salas de estudo. O final de semana agitado ainda contou com a Comenoesp com tema instigante – Falando de Racismo: entender para mudar! Nos dois dias os participantes puderam discutir a representatividade no movimento espírita, as implicações da vida após a morte nos preconceitos da carne e, claro, interagir com muita arte e muito estudo.

Inicialmente concebido para ser um evento híbrido, a Comelesp foi adiada para o dia 19 e 20 de Fevereiro, mas não sobrou interatividade com estudos envolvendo a mediunidade, oficinas de poesia, política, liderança, responsabilidade afetiva, meditação e, não podia faltar, amor. Ao todo foram cerca de 200 jovens cantando, chorando e se abraçando virtualmente nesse período. A expectativa segue a mesma – que logo seja seguro para que todos possamos deixar o virtual e nos abraçarmos fisicamente. Agora nos vemos nas Comes em Abril!

Primeira Prévia das Comes – 2021

No início de Agosto de 2021 as mocidades de São Paulo iniciaram o ciclo das Comes de 2022. Nos finais de semana de 24 e 25 de Julho e 31 e 1º de Agosto ocorreram as quatro primeiras prévias (o primeiro dos três eventos estaduais de cada assessoria).

Nos eventos de cada região – Comelesp, Comecelesp, Comenesp e Comenoesp – foram realizadas as votações para os temas dos seus respectivos eventos que acontecerão na Páscoa de 2022. Os eventos contaram com atividades de roda de discussão, apresentações artísticas, oficinas, palestras e culminaram na votação dos temários previamente apresentados aos grupos de mocidade.

Foram cerca de 350 jovens inscritos nos quatro eventos e os temários escolhidos para cada Come foram: na 1ª Assessoria e na 2ª Assessoria o tema será “Elos, a mediunidade no dia-a-dia“, na 3ª Assessoria teremos “Céu e Inferno, e se não fosse tão simples assim?” e na 4ª Assessoria o tema será “Falando de racismo, entender para mudar“.

Mais informações nas mídias sociais do Departamento de Mocidades da USE em instagram.com/dmusesp ou facebook.com/dmusesp.