USE de Araraquara debate Espiritismo na Atualidade com Perri, Donizete e Milani

sa_1495493110_2
11

Simpósio realizado na sede da S. E. O Consolador, de Araraquara, recebeu cerca de 200 inscritos.

A USE Intermunicipal de Araraquara (Regional de Ribeirão Preto) promoveu no último domingo (21), na sede da S. E. O Consolador, o I Simpósio “Espiritismo na Atualidade”, encontro que recebeu cerca de 200 inscritos, vindos da própria cidade e também de Matão, Ibitinga, São Carlos, Porto Ferreira, Américo Brasiliense, Gavião Peixoto e Rincão.

“Este Simpósio abre espaço para o diálogo e troca de conhecimentos com três expressões importantes do movimento espírita paulista”, falou Márcia Toledo Pinto, presidente do órgão unificador, ao apresentar os palestrantes Donizete Pinheiro, da USE Intermunicipal de Marília; Antônio Cesar Perri de Carvalho, do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier, e Marco Milani, diretor do Departamento do Livro e Doutrina, da USE Estadual.

Araraquara-dirigentes, Marco Milani, Donizete Pinheiro e Antonio Cesar Perri de Carvalho (1)

Expositores posam para foto. À esquerda, a presidente da USE Intermunicipal de Araraquara, Marcia Toledo Pinto. Na extremidade direita, Lea Canutti.

Foi o próprio Milani quem deu início aos trabalhos, enfocando “A Coerência Doutrinária e Práticas Estranhas no Centro Espírita”, tema que foi também discutido nas Prévias do 17º Congresso Estadual de Espiritismo, que se realiza em Atibaia no próximo mês. “É importante que o centro espírita submeta suas práticas ao crivo da lógica kardequiana, para validação, a fim de verificar se elas não divergem do corpo teórico doutrinário”, assinalou o diretor da USE Estadual. 

O escritor Donizete Pinheiro, que também estará no Congresso Estadual de junho próximo, trouxe para reflexão tema igualmente oportuno, a responsabilidade que se impõe na tarefa de bem divulgar a Doutrina Espírita. “Antes de publicar um conteúdo, seja em livro, seja nas redes sociais, é preciso passar por rigorosa revisão, a fim de não trazer danos ou distorções à mensagem kardequiana”, disse o escritor. Donizete discorreu ainda sobre qual deve ser a postura do palestrante na tribuna das casas espíritas.

Fidelidade Doutrinária

O ex-presidente da USE e da FEB, Cesar Perri, fez a terceira exposição do Simpósio — “Fidelidade à Doutrina Espírita e a importância do estudo”, contribuindo com novos subsídios sobre o tema. Cesar enfatizou que os dirigentes da casa espírita precisam manter a coerência nas práticas e fidelidade aos princípios da Doutrina, atendendo as necessidades dos frequentadores, principalmente os jovens 

Cesar, que nos dois últimos anos tem-se dedicado à produção literária, aproveitou o ensejo para autografar algumas das suas obras mais recentes, incluindo Epístolas de Paulo à Luz dEspiritismocom presença do editor da Ed. O Clarim, Aparecido Belvedere, e o livro Benedita Fernandes. A Dama da Caridade, que acaba de ser reeditado, marcando os 70 anos de desencarnação da benfeitora que tanto serviu à causa, em terras da Alta Noroeste.

Pensando no próximo Simpósio

Após breve intervalo, o público pôde interagir com perguntas aos expositores durante uma hora, versando sobre temas sensíveis das casas e do próprio movimento espírita, como terapias alternativas estranhas, qualidade da literatura e critério para análise dos livros espíritas, estratégias para atrair e integrar o jovem nas atividades do centro espírita, entre outros.

Antes do encerramento, a presidente da USE Intermunicipal, Márcia Toledo Pinto, captando o desejo geral, prometeu agendar, o mais cedo possível, a realização de novo simpósio. 

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?