Reeditada obra sobre Benedita Fernandes, “A Dama da Caridade” em Araçatuba

sa_1493826038_Livro-BF-225x300

No ano que marca 70 anos de sua desencarnação, os espíritas de Araçatuba e região promovem uma série de homenagens a Benedita Fernandes, missionária que levantou, na cidade, o primeiro hospital psiquiátrico espírita e, anos antes mesmo de criada a USE, já trabalhava pela Unificação, tendo fundado a União Regional Espírita de Araçatuba.

As homenagens incluem a exposição “Olhar à Dama, Olhar à Caridade”, divulgação em out-doors e relançamento de livro sobre a benfeitora, por Antonio Cesar Perri Carvalho, que se tornou o “biógrafo por excelência” da vida e obra de Benedita Fernandes.

Cartaz_NET-300x212

A Dama da Caridade: edição ampliada tem lançamento neste sábado, 6 de maio, em Araçatuba.

“É edição comemorativa – ampliada, atualizada e revisada – inspirada na obra intitulada Dama da Caridade, de 30 anos atrás. Trata-se de surpreendente história de superação e amor à humanidade”, assinala o jornalista Sirlei Nogueira, presidente da USE Regional de Araçatuba..O evento, no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), contará com a presença de Cesar Perri.

No contexto das homenagens, estão sendo lembrados também os 85 anos de fundação da Associação das Senhoras Cristãs, por Benedita Fernandes, em 6 de março de 1932, obra que viria abrir caminho para o hospital psiquiátrico, o primeiro no País. “Benedita Fernandes:revolucionou a própria vida para se transformar em pioneira no serviço de saúde mental no interior do Estado. E no próprio Brasil”, afirmou Cesar Perri.

Segundo o jornalista e presidente da USE Regional de Araçatuba, a biografia reflete a proposta de trabalho da editora Cocriar Benedita Fernandes, “com apoio de várias instituições espíritas, da cidade e região. A Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes é uma das cocriadoras”.

Exposição “Olhar à Dama; Olhar à Caridade”

O lançamento da obra “A Dama da Caridade”, no próximo sábado (6), também marcará a abertura da segunda versão da ExposiçBeneditaFernandesão ‘Olhar à Dama. Olhar à Caridade’, que ficará aberta ao público até o dia 27 de maio.

A ideia da exposição, feita em 2013, foi retratar cenas marcantes da trajetória de dona Benedita, nas telas. Por isso, as pinturas foram encomendadas a artistas plásticos de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Penápolis, que se inspiraram no livro biográfico Dama da Caridade, de Cesar Perri, então presidente da Federação Espírita Brasileira.

“Foi oportunidade de direcionar o olhar a um dos exemplos marcantes da ação de um ser humano em prol de milhares de pessoas em vulnerabilidade social”, acrescenta o jornalista e colega useano. A exposição ocorreu entre 25 de junho e e 27 de julho daquele ano, mostrando telas e retratos de época que traduzem momentos antes de 1932 até 1947.

“Na atual versão, novos enfoques serão incluídos, como as recentes mudanças nos serviços prestados pela Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes. O objetivo é mostrar que ‘o Benedita’ não fechou; mudou formatos de atendimento”, conclui Sirlei Nogueira, que é também organizador da Exposição. A Prefeitura de Araçatuba apoia a iniciativa por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?