Que tipo de espírita você é? Veja os perfis identificados na pesquisa de Ivan Franzolim

Ivan Renê Franzolim

Pesquisa de Ivan R. Franzolim já ouviu mais de 1.300 pessoas no Brasil inteiro, amostra que lhe permitiu definir três perfis básicos: o espírita nato, o espírita pensador e o trabalhador convertido… Você se enquadra num desses?

O escritor, pesquisador e orador espírita Ivan Renê Franzolim, consultor da USE, identificou, com base em mais de 1.300 questionários aplicados, interessantes dados sobre o espírita. O estudo das respostas visa identificar os principais perfis e direcionar ações de comunicação por parte das instituições.

“Estamos contando com a ajuda de um especialista do IBGE em análise de clusters, que é uma ferramenta estatística com a qual é possível formar grupos com características comuns, de modo que os indivíduos de um grupo sejam tão semelhantes entre si quanto possível e tão diferentes dos restantes grupos quanto possível”, afirmou Ivan.

O pensador, o nato e o convertido

A pesquisa está identificando três grupos de espíritas: o grupo A, formado pelos “pensadores”; o grupo B, formado pelos espíritas “natos”, e o grupo C, que reúne os “trabalhadores convertidos”. Até a tabulação final, mais um ou dois grupos podem ser descobertos. Outro dado revelado na pesquisa é que a maioria dos espíritas possui curso superior ou acima. E, ainda, essa maioria é formada de trabalhadores voluntários. A idade deles é madura para muito madura. “Temos poucos jovens’, acrescenta o pesquisador. A quantidade de mulheres é um pouco acima dos homens (53,3%).

A pesquisa ainda em curso já registra mais de 1.200 respostas válidas. Os questionários foram aplicados em quase todos os estados brasileiros, com exceção do Amapá, Maranhão, Roraima e Tocantins. “Mas estamos nos empenhando para conseguir respostas nessas regiões”, afirma Ivan Franzolim, convidando os leitores a participar.

(A pesquisa é independente e seus resultados serão oferecidos ao movimento espírita e publicados no endereço da internet:http://franzolim.blogspot.com.br/)

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?