Prosseguimos para o alvo: passado, presente e futuro em nossas mãos

sa_1499112141_DSC_6244

Ao som de “Novas Ideias”, de Moacyr Camargo, acompanhado de coral Vozes de Bethânia, regido pelo maestro André Poeta, o Departamento de Artes da USE deu os acordes finais para o 17º Congresso Estadual de Espiritismo, encerrado no último domingo (25), no Tauá Hotel & Convention Atibaia. O encontro, iniciado na sexta-feira (23) com homenagens à USE e ao orador da noite, Divaldo Pereira Franco, deixou aos mais de mil congressistas uma mensagem de fé e confiança na Era Nova.

19424042_1366308016739644_3787754005611920130_n

Divaldo, posando para “selfies”, após proferir palestra de abertura do 17º Congesso Estadual de Espiritismo

A disposição de Divaldo, que após a conferência ainda posou para selfies, impressionou até mesmo aqueles que lhe são mais próximos. “Divaldo voltou de um périplo por 22 cidades europeias, cumprido num intervalo de 30 dias. Mesmo resfriado, está conosco nesta noite histórica para a USE”, falou Julia Nesu Oliveira, na recepção ao médium, responsável pela conferência magna. Acompanhado da senhora Ana Maria V. Beira, “embaixadora do movimento Você e a Paz em Amparo”, cidade que o médium visita anualmente,

Divaldo Franco não chegou a tempo de autografar suas obras, como é de costume, mas não deixou de 19437741_1365477063489406_7338275050660913343_nabraçar os amigos. Assomando à tribuna do 17º Congresso, Divaldo evocou a epístola de Paulo aos Filipenses, que inspirou o tema central do conclave: “Prossigo para o Alvo: passado, presente e futuro em nossas mãos”, convocando os espíritas ao trabalho de unificação, bandeira empunhada pela USE há 70 anos.

Avaliação e repercussões do 17º Congresso

No encerramento do Congresso, as vibrações de enlevo e espiritualidade haviam impregnado os vários ambientes ocupados no Tauá Hotel $ Convention Atibaia e não passaram despercebidas do quadro de colaboradores do resort. “Os funcionários confessaram que nunca tinham atendido antes clientes tão cordiais e educados”, contou o gerente operacional Adriano Ferreira, emocionado, depois que funcionários cantaram juntos a balada “Amigos para Sempre”, que se tornou uma espécie de ritual de boas vindas e também de despedida para aqueles que se hospedam no Tauá.

As acomodações e os bons serviços do hotel, no entanto, são apenas um dos vários quesitos na pesquisa de satisfação aplicada após o Congresso. O alto nível dos debates nas Rodas de Conversa, que abordaram temas complexos e até mesmo efervescentes – como Espiritismo e Política ou ainda Práticas estranhas no Centro Espírita e Relações Homoafetivas – foi outro ponto destacado.

“O importante agora é pensar no pós-congresso, para que esse rico material não fique apenas nos Anais”, observou José Luiz Marchesan, presidente da USE Municipal de Matão. Para evitar que tudo caia no esquecimento, o líder espírita já se colocou à disposição para receber na cidade uma das palestras dos próximos EncDSC_5878ontros Fraternos de Unificação, em outubro, que devem reservar espaço para a “releitura” e reflexão dos temas abordados no Congresso.

Na pesquisa pôde-se aferir ainda alto grau de satisfação, tanto com relação às atividades desenvolvidas nas salas de oficina, que abrangeram 12 temas relacionados com as práticas e rotina na casa espírita, quanto nas Palestras USE, ministradas por Cesar Perri, Merhy Seba e Neli Del Nery. “Cada sala tratava um determinado tema. E para cada sala havia um público interessado”, anotou o coordenador das Oficinas, Maurício Romão.

Selo dos Correios, Livro dos 70 anos

Muitos congressistas levaram exemplares do livro USE 70 Anos – Passado, Presente e Futuro em Nossas Mãos,  um dos eventos da agenda comemorativa do septuagenário da entidade federativa. Com ele, uma carDSC_5641tela do Selo USE 70 Anos com a estampa alusiva à efeméride, criação do publicitário João Thiago Garcia, hoje residindo em Montevidéu, no Uruguai.

Aos órgãos que não participaram do Congresso, a Secretaria da USE informa que estes poderão solicitar sua cota de livros e selos, entrando em contato pelo tel. 11 2950-6554/ secretaria@usesp.org.br.  As conferências e rodas de conversa estão disponíveis neste site e também na página http://soudubem.com/canaldubem, responsável pela transmissão do evento ao vivo, juntamente com a rádio-web Fraternidade.

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?