Prévias do 17º Congresso: espíritas da Baixada Santista debatem Política e Espiritismo

sa_1486984155_FullSizeRender (5)
IMG_1934

Rui Reche (A.E. Seara de Jesus), A. K. Pitta Veloso, Marco Milani, Edson Sardano, José da Conceição Abreu e Francisco Gabilan.

Na tarde quente do último domingo (12), em vez de praia, os espíritas da Baixada Santista preferiram assistir ao debate “Política e Espiritismo” que integra a sexta Prévia do 17º Congresso Estadual de Espiritismo (que se realizará em Atibaia, em junho próximo). O encontro, que atraiu cerca de 70 dirigentes e colaboradores de centros espíritas santistas e dos municípios de Praia Grande, Guarujá, Itanhaém, Cubatão e Bertioga, foi realizado na sede da Associação Espírita Jesus e a Caridade (Rua Pará, 33 – Boqueirão), conduzido por Marco Milani, coordenador das Rodas de Conversa do 17º Congresso, com auxílio dos facilitadores Francisco Gabilan e Allan Kardec Pitta Veloso, 2º vice-presidente da USE Estadual.

Previa Santos 2a

Marco Milani, na abertura da Prévia, na A. E. Jesus e a Caridade, na cidade de Santos.

            A despeito das paixões que costumam envolver o tema, os debates se desenvolveram de maneira harmônica, estimulando a reflexão doutrinária sobre a influência do Espiritismo na sociedade, incluindo a classe política e todos aqueles que ocupam cargos públicos. Destacou-se o caráter universal do Espiritismo e sua contribuição para o aprimoramento moral e intelectual do indivíduo, repercutindo diretamente no organismo social, sem imiscuir-se nos movimentos político-partidários e utopias.

Nesse sentido, a plateia levantou um problema recorrente que é o comportamento irresponsável e desagregador de supostos adeptos que pretendem envolver a casa espírita na mesma discussão polarizada de temas políticos existentes em redes sociais. “Ainda que a instituição espírita seja apartidária, nada impede que seus freqüentadores tenham opiniões e posições políticas, mas assim o fazem na condição de cidadãos e no fórum adequado para isso, sem transformar o centro espírita em palanque ou palco para defesa de pontos de vista ideológicos apaixonados e visões particulares”, afirmou Marco Milani.

 Allan Kardec já previa o perigo

 Outra distorção grave ocorre quando alguém ou um grupo tenta capturar a imagem institucional de uma entidade espírita formalmente constituída para amplificar as próprias convicções partidárias em assuntos polêmicos. Conforme alertou o Codificador, Allan Kardec, na Revista Espírita (julho/1859), “os adversários do Espiritismo tentarão dividir os espíritas, fomentando a divergência e a desconfiança. Não devemos cair nessa armadilha”.

Os facilitadores Allan Kardec Pitta Veloso e Francisco Gabilan igualmente contribuíram para o debate, lembrando outros tópicos importantes da Doutrina Espírita. “O Espiritismo apresenta uma das mais poderosas propostas para o desenvolvimento humano e baseia-se no conhecimento da realidade espiritual e que justifica e motiva a construção de uma sociedade harmônica, a partir do aprimoramento dos indivíduos”, reforçou o 2º vice-presidente da USE.

Conforme aponta o insigne Codificador, em Obras Póstumas, “se quisermos que os homens vivam como irmãos na Terra, não basta dar-lhes lições de moral; é preciso destruir a causa do antagonismo existente e atacar a origem do mal: o orgulho e o egoísmo”. “E a educação é o mais poderoso caminho para isso’, complementou Marco Milani.

Sob a perspectiva espírita, a melhoria das condições sociais decorre, essencialmente, do aperfeiçoamento do indivíduo, e não das instituições, como pretendem os partidários de ideologias totalitárias, nas quais se sonha com uma sociedade “ideal” e obriga-se o indivíduo a comportar-se dessa ou daquela maneira. “O ambiente em que nos encontramos constitui oportunidade evolutiva e não será por decretos que a liberdade, a igualdade e a fraternidade serão obtidas, pois antes se faz necessário mudar o coração dos homens”, complementou o  coordenador, Marco Milani, convidando os presentes a continuar “a conversa” no 17º Congresso Estadual de Espiritismo.

 

            

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?