Porque USE. Uma reflexão a entidade federativa paulista (por Julia Nezu)

sa_1465310123use_70anos

A história da USE, que começa agora contagem regressiva para os seus 70 anos, é muito interessante. Porém, mais urgente do que falar da sua origem, é explicar a sua importância para o movimento espírita paulista. O leitor sabe que Espiritismo não possui estrutura sacerdotal, hierarquizada. Não tem papas, não tem gurus; mas tem Jesus, como modelo e guia. Tem Allan Kardec, como mestre e Codificador da Doutrina dos Espíritos. Ele é a chave. Jesus, a porta.

Se assim é — perguntará o amigo leitor —, quem dirigirá o movimento espírita? Quem o representará ante a sociedade, o Estado e a Justiça? Quem falará em nome dele e quem zelará para que esta Doutrina permaneça intocável, tal qual nos foi entregue pelo Mestre de Lyon?

Está aí, portanto, a primeira grande função da USE: representar os centros espíritas e defendê-los, quando for necessário, dos ataques da intolerância, de ações arbitrárias e danosas à ação social e educadora desenvolvida pelo Espiritismo, enquanto casa de oração, oficina de trabalho e pronto-socorro de almas.

Mas a USE é também prestadora de serviços. Auxilia na elaboração de ata ou estatutos, orienta nos processos eletivos e na capacitação e qualificação dos seus trabalhadores, principalmente no que se refere a obrigações legais e fiscais. É o “daí a Cesar”, a que se referiu Jesus.

Mas há outra função importante prestada pela USE. A entidade realiza ainda tarefas que as casas, individualmente, não poderiam realizar com a mesma neutralidade. Nisso está sua missão agregadora, unificadora, congraçando os espíritas em torno da mesma bandeira, promovendo a troca de experiências e fortalecendo a divulgação doutrinária.

Isso explica por que realiza tantos encontros, feiras de livros, seminários e congressos! E por falar em Congresso, lembro que as comemorações destes 70 anos terão um dos seus pontos altos no 17º Congresso Estadual de Espiritismo, que realizaremos na Estância Turística de Atibaia, nos dias 23, 24 e 25 de junho. Um evento que ficará marcado na história do movimento espírita paulista e para o qual estendo desde já o convite. Venha comemorar com a gente!

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?