Palestra de Haroldo Dutra em Tupã anima região para Congresso Estadual

sa_1480593729_DSC_3735

Cerca de 2.500 pessoas lotaram o salão do Tupã Tênis Clube, no último domingo (27), para ouvir Haroldo Dutra Dias, orador espírita de Belo Horizonte em roteiro de palestras pela região da Alta Sorocabana.

“Esperávamos bom público, mas o resultado superou as expectativas”, falou Valci Silva, psicólogo e orador espírita, companheiro na USE Regional de Marília e na Intermunicipal de Tupã, dois dos 12 órgãos de unificação envolvidos na organização do evento.

dsc_3759

Valci Silva, de Tupã, e José Aparecido, de Auriflama, diretor da rede Amigo Espirita.

A palestra de Haroldo calou fundo nos corações — “Já não não sou quem vivo… Mas é Jesus que em mim vive” —, abrindo a bela manhã de domingo em Tupã. José Aparecido, da Rede Amigo Espírita, transmitia o encontro ao vivo, mas a imprensa espírita de Presidente Prudente, Marília e Assis também fazia registro da visita de Haroldo, que “parou” a Avenida Tamoios.

Nossa equipe de reportagem também cobriu o encontro, ao mesmo tempo em que eram distribuídos exemplares do Jornal Dirigente Espírita e folhetos de divulgação do 17º Congresso Estadual de Espiritismo, que a USE realizará em Atibaia, no próximo ano, com a presença do próprio Haroldo Dutra, mais Divaldo Franco, Alberto Almeida, André Luiz Peixinho, Cesar Perri, Neli Del Nery, José Antônio Balieiro e Julia Nezu, presidente da entidade federativa paulista.

Livro “70 anos da USE”

Nossa visita à região da Alta Sorocabana incluiu também passagens por Assis — no Instituto de Difusão Espírita e à Banca do Livro Espírita, no centro da cidade — e a Palmital, visitando um dos centros mais antigos da região, o C. E. Antônio de Padua, fundado por Roberto Barreira em 1924.

Foi uma surpresa para a presidente Roseli Verza e diretores da casa, como Talarico, secretário geral, e Altino Barreira, filho do fundador do centro, hoje com 86 anos, que nos recebeu em sua residência para um lanche fraterno, logo após terminada a palestra de Francisco Arcoleze, presidente da USE Intermunicipal de Assis e diretor de Comunicação na Regional, que é presidida por Guaracy Nascimento.

Na casa de Altino, vimos muitas fotos e documentos que lembram a história do movimento espírita no Alto Paranapanema, quando lembramos também do devotado seareiro Sergio Lourenço, de saudosa memória, que ajudou a fundar e multiplicar casas espíritas na região.

dsc_3711

Francisco Arcoleze, na extrema esquerda, palestrante da noite. A seu lado, equipe da Diretoria do C. E. Antônio de Padua, de Palmital.

“O doutor Sergio Lourenço, advogado, era procurador do DER, e, literalmente, ajudou a “pavimentar” estradas ligando cidades e abrindo centros espíritas. É um bandeirante nesta região, não só em Assis como também em Presidente Prudente, onde reside sua família, a viúva, dona Zita, e o filho, Serginho”, assinalou Arcoleze. As informações coletadas, incluindo cópias de atas e fotografias, vão enriquecer ainda mais o nosso livro USE 70 Anos — Passado, Presente e Futuro em Nossas Mãos, que terá seu lançamento oficial na cerimônia de abertura do 17º Congresso Estadual de Espiritismo, em junho de 2017.

Tragédias e mortes coletivas

Curiosamente, na palestra do amigo, muito inspirada, Arcoleze tocou num tema muito instigante — as mortes por acidente e tragédias coletivas, que muitas vezes atribuímos ao acaso. Teria sido um pressentimento? Dois dias após, o mundo, e particularmente os brasileiros e colombianos, teria a triste notícia da queda do avião, próximo a Medellin, que levava o time da Associação Chapecoense de Futebol, mais jornalistas e delegação do clube, no que resultou em 71 vítimas fatais.

Como destacou o orador, “nesses eventos tristes e aparentemente fruto do acaso, podemos entrever a mão da Justiça e Misericórdia Divina para com seus filhos, na reparação de faltas do passado perante a própria consciência”. Esta é a Doutrina que abraçamos e que tanto consola e esclarece!

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?