O Espiritismo no mundo e o trabalho do Conselho Espírita Internacional. (Por Cesar Perri)

sa_1454073441Cesar Perri
Gabriel Delane

Gabriel Delanne

O Espiritismo se espalho pelo mundo desde a publicação das Obras Básicas de Allan Kaleon_denisrdec e graças também à Revista Espírita, que o Codificador manteve, sob sua direção, de janeiro de 1858 a março de 1869. Durante os Congressos Espiritualistas Internacionais, iniciados em Barcelona, em 1888, com atuação de Amália Domingo Soler, e prosseguindo por vários países, ocorreram apresentações marcantes de Léon Denis (inclusive representando a FEB), Gabriel Delanne, Cesare Lombroso e outros pioneiros destacados.

Depois das grandes guerras e final dos regimes autoritários europeus e, com base no interesse pela expansão do Espiritismo no Brasil, o presidente da FEB Francisco Thiesen liderou a realização do 1º Congresso Espírita Internacional, em Brasília, no ano de 1989. Durante o evento recebeu a solicitação de dirigentes espíritas europeus para se formar uma organização espírita internacional.

Iniciadas as várias articulações e reuniões na Europa e no Brasil, finalmente foi criado o Conselho Espírita Internacional em novembro de 1992, em congresso espanhol realizado em Madri. O primeiro Congresso Espírita Mundial promovido pelo CEI ocorreu em Brasília no ano de 1995. Nossas homenagens aos secretários gerais Rafael Molina, Roger Perez e Nestor João Masotti. Este último estimulou a formação de órgãos federativos nacionais em vários países, ampliando a representatividade do CEI, a promoção sistemática dos Congressos Mundiais e de muitas visitas e seminários em vários países, a criação da TVCEI e da EDICEI, com a publicação de livros em vários idiomas.

Divaldo-2

Divaldo Pereira Franco

A convite do presidente Thiesen atuamos no Congresso de 1989 e, depois, por solicitação de Nestor Masotti participamos da organização de Congressos Mundiais, eventos e ações do CEI, desde algumas reuniões preparatórias para a criação do organismo, em São Paulo, no ano de 1991. Entre as muitas vezes em que representamos o  amigo, estivemos em seu lugar no lançamento dos primeiros livros editados pelo CEI — três obras de André Luiz em francês —, em Paris, no ano de 2005.

image003 (1)

Nestor João Masotti

Desde a viagem histórica de Chico Xavier e Waldo Vieira aos EUA e Europa em 1965 — que gerou o livro Entre irmãos de outras terras (1) — e logo depois o início de maratonas de viagens de Divaldo Pereira Franco a dezenas de países, muitos companheiros têm colaborado com atuações no movimento espírita de diversos países. A Associação Médico-Espírita Internacional tem realizado importante trabalho na área acadêmica e profissional.

Recentemente, o CEI promoveu no Rio de Janeiro o 12º Colóquio França-Brasil, com o tema “Espiritismo: Elo de duas culturas”, em comemoração aos 150 anos de O Céu e o Inferno, no início de agosto de 2015. O secretário geral do CEI Charles Kempf e membros da Comissão Executiva Fábio Vilarraga e Vitor Feria, além de nós, estivemos no Congresso Espírita da Bahia, em Salvador, em novembro passado.

kempf-charles

Charles Kempf

No Boletim CEI (Conselho Espírita Internacional, edição quarto trimestre de 2015), há notícias de várias ações do próprio Conselho e dos movimentos espíritas de diversos países, oferecendo um panorama do movimento espírita no mundo (2,3). O próximo evento maior do CEI será o 8º Congresso Espírita Mundial, com o tema central: “Amar a vida; amar o próximo”, programado para Lisboa, Portugal, de 7 a 9 de outubro de 2016.(4).

A produção de livros em vários idiomas prossegue e descentralizada, desde abril de 2013, com edições e distribuições feitas pelas EDICEI’s da Europa e da América. (5). O CEI também edita a Revista Espírita em francês e em inglês.(6), Durante programa de atividades na Europa, estivemos na sede da EDICEI europeia.(7)

Embora não sejam vinculados a entidades espíritas, ocorsa_1448102426Congresso EspYurita Mundialrem movimentos marcantes em Defesa da Vida,  esclarecendo-se sobre a inoportunidade do aborto. No Brasil este Movimento surgiu há quase 10 anos e com atuação de espíritas.(8) Nos EUA o movimento é mais antigo, e, em janeiro de 2016, promoveu uma grande marcha em Washington.(9) Aliás, o tema está relacionado com o Congresso Mundial próximo.

O movimento espírita tem se expandido em países de vários continentes. (3) Do Editorial do Boletim do CEI, intitulado “Paz no mundo”, transcrevemos um trecho: “Neste último ano ocorreram vários fatos que conturbaram a paz no mundo. Os desrespeitos à vida humana se manifestaram em guerras, atentados, fomes, privações de liberdade, desconsideração com o meio ambiente. Emmanuel (Vinha de Luz, cap.105) relaciona algumas causas: ímpios, caluniadores, criminosos, ignorância endinheirada, a vaidade bem-vestida e a preguiça inteligente e a indiferença. […] Paz, fraternidade e solidariedade nas irradiações mentais e nas ações!”(2)

O importante é sempre o ambiente fraterno e solidário, de respeito à diversidade e à autonomia das instituições de cada país. Emmanuel lembrou em Paulo e Estêvão: “Jesus afirmou que seus discípulos viriam do Oriente e do Ocidente.” (10)

Fontes:

Xavier, Francisco Cândido. Espíritos diversos. Entre irmãos de outras terras. FEB; Among brothers of other
lands. EDICEI.

http://grupochicoxavier.com.br/noticias-internacionais/;

http://cei.spirite.org/;

http://8cem.com/;

http://edicei.com/;

http://www.abanca.com.br/611/the-spiritist-magazine/28/index.jhtml;

http://grupochicoxavier.com.br/tarefa-na-suica-se-completa-com-edicei-e-palestra/;

http://grupochicoxavier.com.br/realizada-a-marcha-brasil-sem-aborto/;

http://grupochicoxavier.com.br/marcha-pela-vida-em-washington/;

Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Paulo e Estêvão. 2ª parte, cap.1, FEB.

(*) Membro da Comissão Executiva do CEI, membro do GEECX, ex-presidente da FEB e da USE-SP.

De: http://grupochicoxavier.com.br/o-espiritismo-no-mundo/

 

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?