Em mensagem, Nestor Masotti pede mais amor e reforma íntima aos espíritas

“É preciso veIMG-20170505-WA0017ncer o desafio da guerra interior, no esforço de substituir o homem velho, cheio de dúvidas, pelo homem novo, que age com amor”. O apelo é de Nestor João Masotti, ex-presidente da FEB e da USE, em mensagem ditada ao médium Alexandre Pereira no encerramento da Reunião da Comissão Regional Sul do Conselho Federativo Nacional (CFN-FEB), no último domingo (7), na sede do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (Ceerj).

Na sua breve mensagem, Nestor Masotti, que desencarnou em setembro de 2014, após presidir a FEB por mais de uma década, faz referência a uma das epístolas do Apóstolo Paulo — “Quando preciso fazer o que é bem, falho e acabo fazendo o que é mal” —  chamando-nos ao esforço constante no combate às nossas fraquezas, dúvidas e imperfeições.

A comunicação mediúnica soou como um chamamento a todos os participantes do encontro da Comissão Regional Sul, sobretudo pelo momento gravesa_1494345276_IMG-20170505-WA0041 que o planeta atravessa, estando a exigir dos espíritas mais vigilância, mais oração e trabalho. “As trevas já decretaram guerra, e querem instalar o medo nas criaturas encarnadas. Precisamos ir à luta, com nossas armas, que é o amor exemplificado pelo Cristo, que não vê inimigos nessa ameaça, mas apenas irmãos equivocados”, falou o presidente da FEB, Jorge Godinho.

A “guerra”, a que se referiu Godinho, está em curso e se apresenta de variadas formas, pela incitação ao suicídio, à violência ou às paixões desequilibrantes, incluindo o flagelo da drogadição e do uso indiscriminado das redes sociais, o que tem provocado preocupação também às autoridades brasileiras, a ponto de alguns órgãos em Brasília terem apelado à FEB, solicitando apoio da entidade a algumas políticas públicas nas áreas da Saúde e Assistência Social.

Campanha “Família, Vida e Paz”

Um dos resultados preliminares da Comissão Regional Sul é a Campanha “Família, Vida e Paz”, que está sendo planejada com o envolvimento das várias áreas do CFN, além da Comuicação Social Espírita. O slogan “Eu Tenho Fé na Vida” está sendo usado em várias peças da campanha e até já inspirou um clipe para ser veiculado nas redes sociais e emissoras de Rádio e TV. Esta campanha, também denominada de Valorização da Vida, tenta abarcar três aspectos cruciais — o instituto familiar, o senso moral e religioso nas pessoas e sua crença na vida, como antídotos à violência, ao suicídio, ao aborto.

IMG-20170506-WA0015

“Estamos comovidos com a mensagem de Nestor, mas também estimulados a trabalhar mais”, falou Julia Nezu Oliveira, presidente da USE, que chefiou uma comitiva de 15 diretores, representando os departamentos APSE, Estudos (incluindo Mediunidade), Infância, Mocidade, Comunicação, Arte, AECE, além da secretária Eronilza Souza, do diretor de Patrimônio, Silvio Gaspar; a diretora Rosana Gaspar (Tesouraria) e Marco Milani (Doutrina), que participaram com Julia Nezu da área Dirigentes.

Os debates e deliberações do encontro na CR-Sul vão se somar aos resultados já obtidos nas reuniões da CR-Norte, CR-Nordeste e CR-Centro, consolidando assim o documento final que será submetido ao Conselho Federativo Nacional, em Brasília, na sua reunião de novembro próximo.

Comissão Regional SulIMG-20170506-WA0060

Participaram da reunião da CR-Sul, de 5 a 7 de maio, representantes de seis federativas (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro) mais duas lideranças convidadas, o presidente da União Espírita Mineira, Francisco Kepller, e a presidente do Federação Espírita do Uruguai, que  esteve acompanhada de três diretores. Pela FEB, participou o presidente Jorge Godinho e diretores; pelo CFN, a secretária-geral Elisabeth Barbieri, e os coordenadores nacionais de áreas, como Merhy Seba (que é diretor de Relações Instituicionais, na USE), que deixou o posto de coordenador nacional da área de Comunicação Social Espírita.

O encontro contou com IMG-20170506-WA0058infraestrutura e hospitalidade oferecidas pelo Ceerj, que mobilizou uma equipe de de voluntários, atuantes no próprio órgão e instituições unidas. “Um total de quase 200 pessoas envolvidas”, falou Alexandre Pereira, atual coordenador do Ceerj. A proxima reunião da CR-Sul, obedecendo ao rodízio que vem sendo posto em prática, será em São Paulo, de 20 a 22 de abril de 2018.

Visita à Sede Histórica da FEB

Na manhã do sábado (6), membros das comitivas visitantes fizeram tour pelo Centro Velho do Rio de Janeiro (Lapa), monitorado pela assessora de Comunicação do Ceerj, Christiane Drux, que apresentou alguns dos “cartões-postais da cidade maravilhosa” , incluindo alguns patrimônios culturais, como a Biblioteca Nacional, e também alguns lurares de interesse dos estudiosos da Doutrina Espírita, como Praça na Avenida Getúlio Vargas, onde, segundo Manoel Philomeno de Miranda, em Nas Fronteiras da Loucura, ergue-se um “posto de atendimento espiritual” durante o período de Carnaval.

O ponto alto do passeio foi a visita à sede histórica da Federação Espírita Brasileira, onde, em 5 de outubro de 1949, foi assinado o Pacto Áureo, um marco no movimento espírita brasileiro. A sede continua com suas atividades doutrinárias, nos três pavimentos, um deles com a exposição sobre Frederico Figner (Irmão Jacob). Os visitantes foram recepcionados por Regina Borges, filha do ex-presidente da FEB, Juvanir Borges de Souza, que discorreu sobre a história da FEB nas primeiras décadas do século 20.

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?