Homenagem a Joaquim Soares, o Juca (por Cesar Perri)

sa_1457350112JucaUSE

A partida do companheiro Joaquim Soares, o Juca — que desencarnou no dia 3 de março a poucos dias de completar  77 anos de idade —, suscita-nos boas recordações dos momentos de convivência na União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Já mantínhamos amizade desde as reuniões do Conselho Deliberativo Estadual da USE-SP, mas há um fato interessante que foi registrado no livro “USE – 50 Anos de Unificação”, de Eduardo Carvalho Monteiro e Natalino D’Olivo, editado em 1997. Eis o trecho:

“O grupo, da qual faziam parte os confrades Joaquim Soares (Juca), Sander Salles Leite, Carlos Teixeira Ramos e Attílio Campanini, realizou contatos na capital e interior, percebendo boa receptividade ao nome de Perri” (p.275). Trata-se de referência à sondagem para eleição da diretoria da USE do ano de 1990.

Um episódio, de conhecimento de muitos amigos, foi que recebi em minha residência — então recém-montada
na capital paulista — ainda no final do ano de 1989, a visita dos confrades Juca e Attílio, que vinham sugerir que eu me candidatasse à Presidência da USE. Á época eu era vice-presidente. O fato se consumou e ocupamos o cargo máximo da entidade federativa paulista durante três mandatos, durante a década de 1990.

Juca colaborou e atuou em vários momentos, afastando-se apenas em momentos de enfermidade e de
um trabalho profissional no Equador. Também integrou diretorias nas gestões de Antônio Schiliró, de Nedyr Mendes da Rocha e de Attílio Campanini.

Nosso amigo atuou em vários centros da capital paulista, inclusive na Fraternidade Irmã Dolores, onde comparecemos em alguns eventos. Em setembro de 2015, Juca proferiu uma das palestras durante o mês de comemorações do Jubileu de Ouro dessa instituição.

No final do ano passado, tivemos a grata oportunidade de ler o livro organizado por Sander Salles Leite historiando os 50 anos da Fraternidade Irmã Dolores e, em vários eventos, aparece o Juca.

Externamos nossa homenagem ao trabalhador sincero e dedicado que retornou à Pátria Espiritual.

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?