Girofel: idealizador dos CREs e Confraternizações de Mocidades no Estado desencarna aos 96 anos

Girofel Orestes de Sampaio Toledo, idealizador dos Conselhos Regionais e das Confraternizações de Mocidades Espíritas, desencarnou na última sexta-feira (6) em Campo Grande (MS), cidade para a qual se transferiu em 1976, após ter passado mais de 25 anos em Andradina, no Oeste paulista. Girofel é fundador também do Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul.

Presente nos congressos da USE e também brasileiros, Girofimage032el, sempre acompanhado da esposa Nivone (Eurides Ribeiro de Souza), recebeu os amigos paulistas no 4º Congresso Espírita Brasileiro, em abril de 2014. No primeiro semestre deste ano promoveu palestra, na sede do Instituto de Cultura Espírita, do ex-presidente da FEB, Antônio Cesar Perri de Carvalho.

Nascido em Itajobi (SP), onde travou contato com o Espiritismo já aos 5 anos de idade, experimentou na adolescência uma dura prova — a perda da visão, por conta de um erro de perícia médica, o que o motivou ainda mais a conhecer a Doutrina dos Espíritos.

Segundo nosso confrade Sidnei Batista, em sua contribuição ao livro USE 70 Anos — Passado, Presente e Futuro em Nossas Mãos, ainda aos 13 anos o menino Girofel já pedia livros espíritas para o público infantil, a fim de ajudar nas aulas de evangelização infantil no  C. E. Santo Agostinho, de Itajobi. “Pouco tempo depois, Cairbar Schutel envia-lhe 20 exemplares de seu opúsculo O Catecismo Espírita“, conta Sidnei Batista, atual presidente da USE Distrital Pinheiros.

A partir de 1951, após transferir-se para Andradina, Girofel exercerá influência direta no movimento espírita regional, com a criação da União Municipal Espírita e também a Confraternização das Mocidades Espíritas do Noroeste do Estado de São Paulo (Comenoesp), que vai inspirar iniciativas semelhantes nas demais regiões, com o surgimento das “comenôs” — Comelesp, Comenesp e Comecelesp.

Girofel também contribuiu para a criação dos Conselhos Regionais Espíritas, com a divisão do Estado em 18 CREs.  Araçatuba tornar-se-ia então sede do 12º Conselho Regional, abrangendm1-comissaodo Andradina e outras cidades. Os CREs dariam origem mais tarde, com a reestruturação dos órgãos de unificação, às atuais USEs Regionais.

Atualmente, a USE conta com 24 Regionais, e a USE Intermunicipal de Andradina integra a Regional de Ilha Solteira, juntamente com as intermunicipais de Pereira Barreto e Ilha Solteira, que tem sido chamada, de forma extraoficial, USE de Urubupungá, numa alusão ao complexo hidrelétrico de Urubupunga, formado pelas usinas de Jupiá e Ilha Solteira, construídas no Rio Paraná, na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

DSC_5776

Sidnei Batista, atual presidente da USE Distrital Pinheiros pupilo de Girofel, nos tempos de mocidade em Andradina.

“O movimento espírita paulista e também sul-matogrossense deve gratidão a Girofel, assim como eu mesmo, que fui um dos seus pupilos no grupo de mocidade espírita andradinense, onde vivi os verdes anos e iniciei-me no Espiritismo. Girofel foi o nosso pai, um tutor espiritual, dando belas lições de coleguismo, amizade e sobretudo de Espiritismo”, falou Sidnei Batista à USEtv, durante o 17º Congresso Estadual de Espiritismo, realizado em junho passado.

O “adeus” ao irmão que retorna à Pátria Espiritual deu-se na manhã do sábado (7) no Memorial Park, de Campo Grande.  O diretor do Departamento de Mocidade, Gustavo Ferreira Bento, enviou uma coroa de flores à família, em nome dos grupos de mocidade espírita do Estado de São Paulo. Pelas redes sociais, foram enviadas manifestações de carinho de vários amigos e também dos membros da Diretoria Executiva da USE.

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?