Girofel Toledo e Cesar Perri celebram o 18 de Abril na Câmara Municipal de Campo Grande

image030

Girofel e esposa, com Cesar Perri , na Câmara Municipal de Campo Grande.

Idealizador da Confraternização das Mocidades Espíritas da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Comenesp) e diretor do Insstituto de Cultura Espírita de Campo Grande (MS), Girofel Orestes de Sampaio Toledo conduziu sessão solene na Câmara Municipal da capital sul-matogrossense, na noite de 22 de abril, em comemoração aos 160 anos de O Livro dos Espíritos. A noite festiva contou com presença de Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE e da FEB, que proferiu a palestra “O Livro dos Espíritos e as Epístolas de Paulo”.

A solenidade contou com a presença de dirigentes da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (FEMS), Instituições Especializadas e representantes de várias casas espíritas de Campo Grande e interior do Estado. Na manhã do domingo (23), no mesmo auditório da Câmara Municipal, Cesar Perri conduziu o seminário “Centro Espírita: Prática espírita e cristã”, com mais de uma centena de participantes.

sa_1493306521_image028

Sessão Solene na Câmara Municipal de Campo Grande: Girofel Orestes Toledo apresenta o orador da noite, Cesar Perri.

Ainda no auditório da Câmara, Cesar Perri autografou dois dos seus livros mais recentes: As Epístolas de Paulo à Luz do Espiritismo, lançado no ano passado com o selo da Editora O Clarim, e Centro Espírita: Prática Espírita e Cristã, este com o selo Edições USE. E no final do dia, proferiu palesta no Espaço Chico Xavier e gravou entrevista na sede do Instituto de Cultura Espírita de Campo Grande, dirigido por Girofel.  Os eventos foram transmitidos ao vivo pela Internet (web TV).

Companheiros de mocidade

Nascido em Itajobi (SP) e deficiente visual desde os 13 anos, Girofel Orestes de Sampaio Toledo transferiu-se para Andradina, com 20 anos de idade, e integrou-se ao movimento de mocidade espírita. Participou de vários encontros de juventude, incluindo as célebres Concentrações de Mocidades Espíritas do Brasil Central e Estado de Sãoimage032 Paulo (Combesp), quando conheceu, além do próprio Cesar Perri, vários outros companheiros, como José Antônio L. Balieiro, Aylton de Paiva, Altivo Ferreira, Therezinha Oliveira e Wilson Ferreira de Mello.

Com o fim das Combesp’s, em 1965, Girofel fez gestões junto à USE para que fosse criado um movimento substituto, nascendo assim a Comenesp, que serviria, anos depois, de protótipo para as suas congêneres Comenoesp, Comecelesp e Comelesp. Também se deve a Girofel a divisão do Estado em Conselhos Regionais Espíritas (os antigos CRE’s), o que foi aprovado em reunião da USE realizada em Araçatuba no ano de 1952, quando a entidade era presidida por Francisco Carlos de Castro Neves. Os antigos CRE’s passariam a chamar-se, a partir de 1994, USE’s Regionais.

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?