Ismael Gobbo: pesquisa histórica e arte fotográfica a serviço do Espiritismo

Mesa levita durante sessão com a médium  Eusápia Paladino,
na casa do astrônomo Camille Flammarion. França, 25 de novembro de 1898.
image021 (1)

Mar da Galileia.

Com uma câmera na mão, Ismael Gobbo viaja o mundo registrando imagens, lugares e eventos que possam ilustrar o seu boletim Notícias do Movimento Espírita, divulgado diariamente (exceção dos domingos) para milhares de endereços eletrônicos. Para este velho companheiro useano, que fez carreira como Auditor da Receita Federal do Brasil, a edição do Boletim tem-lhe permitido aliar duas coisas que sempre o fascinaram: Fotografia e História Antiga.

tudo o que Ismael pede aos leitores cadastrados, que recebem o Boletim no seu computador ou smartphone, é que compartilhemos as notícias nas Redes Sociais, dando-nos a oportunidade de contribuir para a divulgação da Doutrina.

Como isso começou?

Nem eu sei exatamente. Desde muito cedo tive interesse em História Antiga. Na década de 1980, comecei a pesquisar civilizações antigas em vários museus do exterior. Obtive imagens fotográficas em preto e branco que me possibilitaram realizar algumas exposições e palestras por várias cidades, focalizando as civilizações egípcia, grega, fenícia, etrusca, romana e israelita. 

Onde você já expôs seus trabalhos? 

DSC05756

Via Apia, Roma. Percorrendo a via, o viajando encontrará as catacumbas de São Calixto, o Circo de Mássenzio e muitos túmulos da época imperial, como o de Cecília Metella. 

 

No Centro Cultural São Paulo, na Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro e outras bibliotecas, além de shoppings. A coleção possibilitou ilustrar governantes, usos e costumes, tradições religiosas, engenharia, arquitetura, artes e outros aspectos e cenas que passam despercebidas do olhar comum. Tempos depois, e não sei definir o porquê, isso começou a ser canalizado para o movimento espírita da forma que tem sido feita presentemente. Além do material fotográfico próprio, também são realizadas buscas em arquivos da Internet sempre visando dar um toque cultural e artístico ao trabalho com imagens que  têm a ver com a temática divulgada.

Os locais visitados guardam relação com o trabalho que realiza?

O roteiro inclui cidades, sítios arqueológicos, museus, bibliotecas e galerias de arte. Visitei vários países como Egito, Grécia, Israel, Itália, França, Inglaterra e Espanha. Também faço fotografias em obras expostas em museus especializados. No Egito, por exemplo, visitei algumas cidades desde o Cairo até Assuã. Na Grécia, quase todas as regiões por onde andou o apóstolo Paulo. Assim como outras localidades importantes na História do Cristianismo, como Itália, França e Espanha e, sobretudo, Israel e Palestina. Estive recentemente no Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Em breve planejo ir a Lima, no Peru.

Atualmente você vem divulgado as Obras Básicas de forma seqüencial, utilizando material fotográfico…

Sim, já fiz esse trabalho com O Evangelho Segundo o Espiritismo e, atualmente, estamos divulgando O Livro dos Espíritos, sempre com base nas obras disponibilizadas pela Federação Espírita Brasileira. Brevemente, daremos início à divulgação de O Livro dos Médiuns.

FILIPESNAVIOPORTO

Barco no Porto de Kavala, antiga Neápolis (Grécia). Nas proximidades, estão restos arqueológicos de Filipos, onde Paulo pregou e foi preso.

O que mais te impressiona nesse trabalho?

A ajuda espiritual sempre nos dando intuição sobre “o que fazer”. Daí a preocupação de ter critério no que é divulgado tanto pelos textos como pelas imagens. Não sei dizer se tenho conseguido, mas é essa a nossa constante preocupação. Agradeço a oportunidade de explicar sobre nosso singelo informativo espírita e parabenizo a todos vocês pelo excelente e moderno trabalho de divulgação, auxiliando a Diretoria Executiva da USE a realizar uma gestão exemplar para o nosso movimento espírita.

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?