Seminário na USE abre novos caminhos para a evangelização da criança

12803293_10201626789468927_8042608992972236867_n

Miriam Dusi, coordenadora da área de Infância e Juventude, do CFN/FEB.

Com vagas esgotadas desde meados de fevereiro, o Encontro Paulista de Evangelizadores e Educadores Espíritas da Infância, realizado no último fim de semana na sede da USE, contou com 140 participantes, representando 21 cidades do Estado.

“Entre estes, tivemos representantes de nove órgãos regionais da USE e outros dez da equipe de apoio”, anotou Julia Nezu, presidente da USE. “Agradecemos à Miriam e Cintia pelo excelente trabalho”, acrescentou Julia, referindo-se às facilitadoras Cintia Vieira, da Federação Espírita do Estado de Goiás (Feego), e Miriam Dusi, coordenadora da área de Infância e Juventude, do CFN/FEB.

O encontro dos dias 5 e 6 de março, além de reunir os trabalhadores da área, serviu também para marcar uma nova fase no trabalho junto aos que atuam com as crianças nos Centros Espíritas. Os conteúdos trabalhados no Seminário com certeza vão oferecer subsídios importantes para a implementação das ações no Estado. As facilitadoras Miriam e Cíntia abordaram questões como a perspectiva educativa da Doutrina Espírita, a criança e a família na ação evangelizadora espírita, a busca da qualidade na evangelização, evangelização de bebês e o compromisso do evangelizador espírita.

O evento contou com a participação de evangelizadores e educadores de diversos Centros Espíritas da capital e do interior. representando 9 dos 24 órgãos regionais da USE. As cidades representadas foram: Araraquara, Atibaia, Barueri, Bragança Paulista, Caçapava, Diadema, Guarulhos, Itapira, Jacareí, Mauá, Mongaguá, Osasco, Poá, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Sorocaba.
12803134_551659538326587_3237420479380331675_n

Cíntia Vieira, diretora do Departamento de Infância da Feego.

Durante o encontro muitas reflexões foram feitas, principalmente com relação à postura do evangelizador/educador da infância, buscando um novo olhar no trabalho com as crianças, olhar esse que diverge das concepções tradicionais de educação, pois as crianças de hoje não são as mesmas de ontem, porém o referencial de Amor nos ensinos de Jesus ainda é necessário.

Essa nova concepção e toda a nova abordagem se embasam no documento aprovado pelo CFN da FEB, Orientação para a Ação Evangelizadora Espírita da Infância, que contou com a participação e aprovação da USE e das demais federativas que compõem o Conselho.
Os trabalhos tiveram a mediação de João Thiago Garcia, membro da Diretoria Executiva, que também discorreu sobre a missão institucional da USE e o seu Departamento de Infância, que vem sendo dirigido, interinamente, pelo próprio João Thiago juntamente com a presidente Julia Nezu.
Durante a exposição das facilitadoras, houve intensa interatividade com a plateia. Para Cíntia, que muitos paulistas já conheciam desde o Congresso Estadual em Santos, quando a educadora apresentou a oficina “Evangelização de Bebês”, retornar a São Paulo foi oportunidade para aprofundar o tema, que já havia despertado muito interesse. 
12321663_551659181659956_4591822918325267565_n

Auditório da USE ficou tomado. Ao todo, 140 participantes, representando 21 cidades do Estado.

Após o encontro, os participantes foram convidados a formar uma Comissão Executiva do novo Departamento de Infância da USE, e, antes da prece final, a lista já contava com 15 nomes de voluntários que estão dispostos a trabalhar para conhecer os trabalhos que são desenvolvidos com a criança nos Centros Espíritas em todo o estado de São Paulo, e planejar as ações federativas tanto para formação inicial e continuada de evangelizadores/educadores como de fortalecimento e fomento dos Departamentos de infância nos órgãos de unificação da USE.
Todo o material utilizado no encontro foi disponibilizado para os participantes. Os interessados podem solicitá-lo pelo e-mail infancia@usesp.org.br.

 

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?