Dr. Jorge Andréa: psiquiatra desencarna, no Rio de Janeiro, aos 100 anos

sa_1486052784_Dr. Jorge Andréa

O psiquiatra, pesquisador e escritor espírita, Jorge Andréa dos Santos, desencarnou ontem, 1º de fevereiro, no Rio de Janeiro, aos 100 anos.

Presidente de honra do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (Iceb) e conferencista de renome, Dr. Andréa pesquisou, á luz do Espiritismo, o intrincado processo de interação cérebro-mente, com mais de 30 livros publicados.

Seu livro mais recente, Do outro lado da Matéria: O enigma da Vida, foi lançado em agosto passado, pelo Iceb, na passagem do seu centenário, com homenagem na sede do C. E. Joanna de Ângelis, na cidade do Rio de Janeiro, da qual participou o amigo e médium Divaldo P. Franco.

Em entrevista ao jornalista André Trigueiro, disponível no Youtube, o psiquiatra conta sua profunda admiração pelo pesquisador suíço, Gustavo Jung e também sobre suas pesquisas, que resultaram numa das obras mais famosas: Forças Sexuais da Alma.

Trajetória

Jorge Andréa dos Santos nasceu no dia 10 de agosto de 1916 em Salvador, Bahia.  Foi médico, psiquiatra e oficial da reserva da Aeronáutica. Publicou diversos trabalhos científicos na área médica.

Escritor de obras sobre Espiritismo, Psicologia, Parapsicologia, Psicanálise, Biologia, Evolução, Reencarnação e outros assuntos correlatos.

Contribuiu com mais de 400 artigos publicados em revistas espíritas sobre enfoque científico na Doutrina Espírita, sendo articulista de várias revistas espíritas: Reformador, Revista Internacional de Espiritismo, Presença Espírita, Cultura Espírita. Foi membro da Abrajee, hoje Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (Abrade) e da Associação Médico-Espírita do Rio de Janeiro (AME-RJ).

Era expositor do Iceb havia mais de 50 anos. Presidiu o Instituto de 1984 a 1985 e atualmente integrava seu Conselho Diretor. Tornou-se presidente de honra do Iceb. Escreveu cerca de 30 livros sobre o aspecto científico da Doutrina, estando a maioria deles com mais de uma reedição.

Dr. Jorge Andréa publicou livros por mais de quatro décadas, destacando-se: Nos Alicerces do Inconsciente, Palingênese, A Grande Lei, Forças Sexuais da Alma, Dinâmica PSI, Impulsos Criativos da Evolução, Enfoques Científicos da Doutrina Espírita, Segredos do Espírito, Retalhos Psicológicos e Do Outro Lado da Matéria: O enigma da Vida.

Participou de congressos, seminários, mesas-redondas, em diversas capitais do País, na qualidade de expositor ou conferencista. Jorge Andréa caminha no espaço entre o cientista e o religioso do tempo novo.

Tem a ousadia do pesquisador e a reverência do sacerdote. É conhecido e respeitado em todo o mundo do movimento espírita. Fala de assuntos científicos com dinâmica e propriedade capaz de se fazer entender por qualquer pessoa disposta a desvendar os intricados mecanismos inerentes a evolução humana.

 

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?