Amigos prestam homenagens a Altivo Ferreira no Memorial de Santos

sa_1456489668DSC_0181
DSC_3109

Altivo Ferreira, em sua casa, em agosto de 2014.

Amigos, familiares e representantes do movimento espírita prestaram homenagens a Altivo Ferreira, na cerimônia de sepultamento realizada na tarde de ontem (25), no Memorial de Santos. O presidente da FEB, Jorge Godinho, veio de Brasília a fim de expressar o reconhecimento e gratidão da federativa aos muitos serviços prestados pelo ex-vice-presidente e diretor da revista Reformador por mais de 30 anos.

Representantes do movimento espírita de toda a Baixada Santista também se uniram às preces e homenagens a Altivo, que há menos de um ano era homenageado em Congresso promovido pela USE na cidade praiana. “Sabíamos que Altivo vinha doente e planejávamos uma visita ao amigo, juntamente com outros diretores. Quis Deus, porém, que fosse assim, na forma de despedida”, confessou Julia Nezu, presidente da USE.

O 1º vice-presidente, José Antônio Luiz Balieiro, também manifestou pesar, em nota à comunidade espírita paulista: “A última vez que estivemos com ele, em seu apartamento em Santos, estava junto com Adalgiza. Recebeu-nos alegremente, falamos sobre as tarefas espíritas. Fomos para dar ânimo e recebemos ânimo de modo incomparável. Foram momentos de alegria que vão ficar sempre em nossos corações”, recordou Balieiro.

O presidente da USE Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira, José da Conceição de Abreu, o Zezinho, recordou bons momentos de convivência com Altivo, seu professor de Contabilidade ainda nos anos 60. “Mas nossa amizade se estreitou a partir de 1974, quando abracei o Espiritismo como farol no meu caminho. À época Altivo já era Secretário de Finanças do município de Santos, e lembro que o encontrei no Colégio Canadá, à noite, ajudando na montagem de painéis, pois, no dia seguinte, teria início uma das edições da Comelesp, a Confraternização das Mocidades Espíritas do Leste do Estado de São Paulo”, lembrou Zezinho.

Em artigo nas redes sociais, o ex-presidente da FEB, Antônio Cesar Perri de Carvalho, falou da sua admiração e respeito por Altivo Ferreira. “Foi  grande amigo nosso durante décadas. Nossas homenagens e reconhecimento ao seu valoroso espírito”, escreveu ele. (veja Artigo Minha Amizade com Altivo Ferreira, neste Portal).

Companheiros do C. E. Ismênia de Jesus, onde Altivo tinha ligações mais estreitas, e até recentemente vinha fazendo ali suas palestras mensais, também recordaram a figura austera e ao mesmo tempo gentil desse valoroso espírito. “Apesar das limitações visuais e saúde abalada, Altivo estava sempre disposto ao trabalho, sem queixas. E só interrompeu as palestras por ordem médica”, falou Ismael Leal Leite, presidente do C. E. Ismênia de Jesus.

Homenagem 

Natural de Colina (SP), Altivo Ferreira integrou-se ao movimento de mocidade em Barretos, até transferir-se para Santos, em 1952, por motivos profissionais, onde manteve residência fixa, mesmo durante o tempo em que atuou em Brasília e no Rio de Janeiro, para onde fazia viagens constantes a fim de acompanhar o “fechamento” da revista Reformador.

Em entrevista ao Dirigente Espírita, nos preparativos para o Congresso Estadual em sua cidade, confessou Altivo: “A realização deste congresso em Santos é o coroamento desse período de lutas, anos a fio, em fidelidade a Kardec e a Jesus, no serviço de divulgação da Doutrina em nossa cidade”. Em seguida, gravou, de um só fôlego, ma mensagem aos congressistas, descrevendo de memória alguns momentos marcantes do movimento espírita na Baixada Santista. E na cerimônia de abertura do evento, na Arena Santos, Altivo Ferreira saudou os espíritas de Santos e de todo o Brasil. E foi aplaudido de pé.

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?