Chico Xavier e USE, relação antiga (Cesar Perri )

040
Por ocasião do 17o Congresso Estadual de Espiritismo, em que a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo comemora 70 anos de sua fundação, muitos fatos históricos vêm à lembrança. Todavia, destacaremos alguns episódios ligando Chico Xavier e suas psicografias à USE.

Um ano aDSC_0413pós a sua fundação, em 1947, a USE promoveu o 1o Congresso Brasileiro de Unificação Espírita, de 31 de outubro a 5 de novembro de 1948, em São Paulo. Chico Xavier foi convidado, e, como não poderia comparecer, enviou mensagem assinada por Emmanuel – “Em nome do Evangelho” – e dirigida aos participantes do citado Congresso, psicografada no dia 14 de setembro de 1948, em Pedro Leopoldo (MG).

Enfatizamos que foi a primeira psicografia deChico e o gatinho Chico Xavier sobre união e unificação! E de conteúdo marcante, comentando João (17, 22): “Para que todos sejam um…”  Emmanuel destaca: “[…] espírito de serviço e renunciação, de solidariedade e bondade pura que Jesus nos legou.”1

Na obra USE – 50 anos de unificação2 aparecem registros de outros acompanhamentos de Chico Xavier. Temos conhecimento que o ex-presidente da USE Luiz Monteiro de Barros era ligadíssimo ao médium Spártaco Ghilardi, um grande amigo de Chico Xavier, frequentador assíduo das reuniões de Chico, em Uberaba, e fundador do Grupo Espírita Batuíra, em São Paulo.

Texto de Bezerra de Menezes, aliás pouco divulgado, foi psicografado por Chico Xavier no dia 23 de abril de 1976, em função de visita de companheiros da União Municipal Espírita de Marília (atual USE de Marília, SP). Em “Mensagem de União”, Bezerra:

“[…] Solidários, seremos união. Separados uns dos outros, seremos pontos de vista. […] Mantenhamos unidos, em Jesus, para edificar e acender Kardec no caminho de nossas vidas, porque unicamente assim, agindo com a fraternidade e progredindo com o discernimento, é que conseguiremos obter         os valores que nos erguerão na existência em degraus libertadores de paz e ascensão.”3

No ano de 1977 os diretores da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, Merhy Seba, Antonio Schilliró e Nestor João Masotti (presidente) entrevistaram Chico Xavier, em Uberaba, por ocasião do cinquentenário de suas atividades mediúnicas, de onde extraímos os trechos:

Pergunta – Caro Chico, gostaríamos de levar sua mensagem aos nossos irmãos da USE que prestam sua colaboração, em várias áreas de trabalho que o Centro oferece.

Resposta – Caro amigo, o seu desejo muito me honra, mas sinceramente, a meu ver, não temos qualquer mensagem maior que o convite à divulgação e ao conhecimento da Doutrina Espírita, vivendo-a com Jesus, interpretada por Allan Kardec. Penso que, nesse sentido, deveríamos refletir em unificação, em termos de família humana, evitando excessos de consagração das elites culturais na Doutrina Espírita, embora necessitemos sustentá-las e cultivá-las com respeitosa atenção, mas nunca em detrimento dos nossos irmãos em Humanidade, que reclamam amparo, socorro, esclarecimento e rumo. […] Não consigo entender o Espiritismo, sem Jesus e sem Allan Kardec para todos, a fim de que os nossos princípios alcancem os fins a que propõem.1

Em diversos diálogos, inclusive conosco, em visitas a Uberaba e em eventos no Centro Espírita União, em São Paulo, Chico Xavier sempre externou ponderações cuidadosas a propósito de algumas maneiras de se operacionalizar a unificação.

O entendimento de Chico Xavier e de seus orientadores espirituais sobre união e unificação devem merecer nossa atenção em cotejo com observações de Allan Kardec sobre os laços morais.4

Referências:

 

1)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Centro espírita. Prática espírita e cristã. São Paulo: Ed. USE, 2016.

2)      Monteiro, Eduardo Carvalho; D’Olivo, Natalino. USE – 50 anos de unificação. São Paulo: Ed. USE. 1997.

3)      Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Bezerra de Menezes. Mensagem de união. Unificação. USE. Ano XXVII. No. 309. São Paulo. Novembro-dezembro de 1980.

4)      Kardec, Allan. Trad. Noleto, Evandro Bezerra. O Espiritismo é uma religião? Revista Espírita. Dezembro de 1868. Ano XII. Rio de Janeiro: FEB. 2005.

 

 

(*) Antonio Cesar Perri de Carvalho – Ex-presidente da USE-SP e da FEB. 

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?