Área de Estudos capacitará novos monitores nos cursos ESDE e EADE.

sa_1457726619DSC_1002

A área de Estudos da USE abre inscrições para curso de formação de monitores do ESDE e EADE,  a ser ministrado no dia 20 de março próximo, no horário das 10h às 17h. Será um dia de troca de experiências e informações, de forma dinâmica e participativa, aplicando a metodologia durante todo o andamento do treinamento.

O treinamento aplica-se trabalhadores da casa espírita, das diversas atividades, e visa oferecer histórico, conceitos, metodologia e conteúdo do programa do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) e do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE), capacitando monitores para a implantação e o desenvolvimento desses cursos na instituição em que atuam.

Programa e Inscrições

Dividido nas partes teórica e prática, o treinamento desenvolve a seguinte temática: ESDE e EADE: histórico, conceitos, metodologia; Conteúdo programático do ESDE e do EADE; Organização e funcionamento do ESDE e do EADE; Trabalho em equipe, técnicas de ensino e dinâmicas, e Papel do monitor e liderança. Para fazer a inscrição, é suficiente preencher a ficha abaixo (também anexada em formato .docx) e enviá-la para o e-mail esde1@usesp.org.br

O curso será realizado na sede da USE-SP, no bairro de Santana, na capital paulista, Rua Dr. Gabriel Pizza, 433, próximo ao Metrô Santana. Solicita-se a contribuição de R$ 30,00 para cobrir despesas com material, coffee-breaks e lanches, assim como com a manutenção do local. A contribuição será coletada no dia do encontro.

Sobre o ESDE

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) é uma ferramenta de estudo da Doutrina Espírita, oferecendo oportunidade de ampliação do conhecimento da base fundamental, presente nas cinco obras básicas de Allan Kardec: O Livro dos EspíritosO Livro dos MédiunsO Evangelho Segundo o EspiritismoO Céu e o Inferno e A Gênese.

Muito mais que um cronograma de estudos ou uma lista de conteúdos, o ESDE é um programa de estudo metódico, contínuo e sério da Doutrina Espírita, de forma a garantir a coerência doutrinária. A Filosofia do ESDE se expressa pelo acolhimento, consolo, esclarecimento, orientação, cooperação, trabalho coletivo e divulgação pelo exemplo. É um jeito de aprender, um espaço de convivência e de compartilhamento de experiências e de aprendizados. 

Os objetivos principais do ESDE são: estimular o estudo e a vivência do Espiritismo de forma regular e contínua, estimular o desenvolvimento de uma consciência ética por meio do conhecimento espírita e da vivência do Evangelho e promover a renovação moral e intelectual dos indivíduos e das coletividades mediante o esclarecimento da origem, natureza e destinação do ser humano. 

Para auxiliar na preparação de monitores e na implantação da metodologia, o Departamento do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE da USE-SP periodicamente realiza cursos em várias regiões do Estado de São Paulo, como este que acontecerá no dia 22 de março de 2015, das 10h às 17h, na capital paulista, aberto a todos que desejam informações sobre a metodologia que, em 2013, comemorou 30 anos.

Sobre o EADE

O Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita destaca a relevância da formação moral do ser humano, com o objetivo de propiciar o conhecimento aprofundado da Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto: religioso, filosófico e científico e favorecer o desenvolvimento da consciência espírita, necessário ao aprimoramento moral do ser humano, promovendo o aprofundamento da reflexão sobre a importância da melhoria moral no progresso do Espírito, resgatando a mensagem cristã, demonstrando que o Espiritismo é o Cristianismo Redivivo, o Consolador Prometido por Jesus (João, 14:26).

O EADE surgiu a partir da iniciativa de alguns estudantes que, depois de terem concluído os cursos Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) e/ou Mediunidade Estudo e Prática (MEP), solicitaram à FEB continuidade dos estudos espíritas, a fim de completar o aprendizado doutrinário. Em setembro de 2002, iniciou-se no Campo Experimental da FEB a primeira turma. As primeiras propostas de conteúdo programático foram testadas durantes três anos, até que, em 2004, iniciou-se a redação dos textos que viriam a compor o EADE: Programa I — Religião à Luz do Espiritismo;  Programa II — Ciência Espírita. Desde dezembro de 2006, a FEB disponibiliza as apostilas do EADE.

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?