A força dos idealistas durante a caminhada (Gustavo Ferreira, diretor do DM/USE)

sa_1459608563dm11

Todos os anos, na Páscoa, há 60 anos,a juventude espírita do Estado de São Paulo se reúne para falar de amor, para estudar o Espiritismo e reforçar seu compromisso com o ideal de fazer com que a paz e o bem se alastrem pela Terra através de suas mãos.

Vindos de diferentes lugares, com diferentes sotaques, brincadeiras,termos e manias, com suas malas, mochilas, colchões e colchonetes, os jovens se encaminham para suas caravanas na quinta-feira que antecede a sexta-feira santa e pegam estrada para reunirem-se em momentos repletos de luz e aprendizado.

Ansiosos, atentos e sempre apostos, levam no peito a disposição e a sede de aprendizado. Em 2016 as quatro Confraternizações de Mocidades Espíritas do Estado de São Paulo (as “Comes”, como são carinhosamente chamadas) tiveram o mesmo tema escolhido pelas mocidades de suas regiões. As confraternizações Comelesp (Leste), Comecelesp (Centro-Leste), Comenesp (Norte) e Comenoesp (Noroeste) deste ano estudaram o temário intitulado “Sentimento – A força de um idealista”.

Passei pelas quatro Confraternizações, vi muita coisa linda durante o feriado e depois disso conversei com os responsáveis pelos eventos, nossos representantes diretos em cada uma das regiões para saber qual o saldo dos encontros que este ano reuniram cerca de 1.100 jovens, em um momento tão especial como este, quando estamos a um ano do Congresso que comemora os 70 anos da USE e da realização da 10ª Comjesp – isto é, a Confraternização das Mocidades e Juventudes Espíritas do Estado de São Paulo, que comemora 50 anos de sua primeira edição e 160 anos de O Livro dos Espíritos, em 2017.

“O nosso ideal é trabalhar pela construção do Amor e a divulgação da Boa Nova, envolvendo a juventude espírita com arte, estudo e
responsabilidade, tendo sempre como modelo, o Cristo, e, como base de esclarecimento, Kardec. Foram três dias incríveis, entre abraços, sorrisos, lágrimas de felicidade e muito trabalho! Falar de sentimento com o jovem foi o nosso desafio e o vencemos construindo com uma equipe de monitores de quase 50 pessoas uma Comelesp  memorável para quase 400 jovens espíritas do Leste do nosso estado!“,  lembram Juliana Barato, Paulo Bueno e Edmilson Avilla, diretores do DM na 1ªAssessoria.

O DM/USE acompanhou de perto a elaboração dos estudos, dinâmicas e vivências propostas nas quatro regiões e sempre que necessário contou com a ajuda da Diretoria Executiva e do Departamento de Doutrina para esclarecimentos, garantindo a transmissão de informações coerentes e do estímulo ao estudo das Obras Básicas nas mocidades e seus eventos.“A Comecelesp de 2016 trouxe à 2ª Assessoria uma cara nova! Pela primeira vez em muito tempo, ultrapassamos o número de inscritos; recebemos cidades que há muito não ouvíamos falar e fortalecemos ainda mais o movimento de unificação em nossa região! A estrutura dos estudos foi repaginada de modo que o temário foi trabalhado com vivências que duraram o dia todo e permearam todas as atividades propostas — da integração às atividades artísticas —  e tudo isso conduziu o encontro a um novo patamar para nossa juventude!”, ressaltam Laura Murari e Daniel Cassio, diretores do DM na 2ª Assessoria.

O preparo incessante durante meses e a qualidade e atualização dos processos pedagógicos em todas as equipes do DM/USE  permitiram que as experiências fossem percebidas e experimentadas com muito mais vontade pela juventude, que durante todos os dias do evento não cansou de elogiar e divulgar nas redes sociais os momentos maravilhosos pelos quais estava passando, atraindo a atenção de novos jovens, que, esperamos, estarão conosco na Comjesp, em Bauru, no ano que vem. Para acompanhar as novidades, o DM/USE mantém uma página no Facebook: facebook.com/dmusesp.

Sobre a movimentação no Norte do Estado, Alysson Santos e Luiz Fabiano Aguiar, diretores do DM na 3ª Assessoria, lembram que os desafios foram intensos para o trabalho, mas ressaltam que “tivemos uma Comenesp repleta de música, dinâmicas, estudo, e a monitoria conseguiu alcançar o objetivo das reflexões propostas no temário e que, mais do que isso, a cidade sede, preocupada em deixar cada participante acolhido como se estivesse em casa, deu um show, mostrando como a união entre a juventude e demais departamentos na USE Regional rende ótimos frutos!”

Essa parceria está cada vez mais forte e nítida, fazendo com que em todo o nosso estado os órgãos locais e a juventude dêem as mãos para trabalharem juntos em prol da unificação e do ideal espírita. Na 52ª Comenoesp, no ano que marca o 60º aniversário da primeira edição do evento, todas as oito regionais da 4ª Assessoria foram representadas, e o movimento de unificação se estendeu a outras federativas, com direito a receber visitantes do Paraná. “Não só falamos sobre os sentimentos e sua força, nós os vivenciamos. Eles estavam nos olhares, abraços e sorrisos que recebemos”, diz Filipe Félix, diretor do DM na 4ª Assessoria. Sobre a intensidade e variedade de manifestações artísticas no Noroeste paulista, Jader Almeida, também diretor na 4ª Assessoria, ressalta que “a arte, em suas múltiplas linguagens, também foi sentida e vivida todos os dias do encontro. Laços foram criados, marcas foram deixadas, fazendo desta Comenoesp uma edição especial. Estamos todos prontos para receber a juventude brasileira na X Comjesp, na cidade de Bauru, em 2017”.


Com o coração repleto de alegria e a alma em júbilo, nossa juventude retornou no domingo de Páscoa para casa. Nessa nova etapa, o desafio é buscar, através da oportunidade de lançar um novo olhar sobre seus sentimentos e sobre o ideal cristão que os move, prepararem-se para o plantio de novas sementes no trabalho do bem e em seu próprio crescimento, na certeza de que, em seu no próximo encontro, todos irão se reencontrar ainda mais dispostos a servir a esse ideal tão nobre. Há um longo caminho pela frente, mas, com a força desses idealistas, a caminhada é muito mais prazerosa! Nos vemos em Bauru!

0 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTATO

No momento não estamos por perto. Deixe aqui sua mensagem para um breve retorno.

Enviando

©2017 USESP

Faça o Login com seus dados

ou    

Esqueceu seus dados?