Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Ribeirão Preto recebe a 45ª Feira do Livro Espírita

Publicado em: 06/10/2018

Neste sábado, 06 de outubro, foi aberta a 45ª edição da Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto. O evento acontece na Praça Carolos Gomes, centro da cidade, até dia 14 deste mês.

Nesta edição da feira, a programação foca na comemoração dos 150 anos de um dos livros principais do espiritismo, “A Gênese ou Os Milagres e Predileções Segundo o Espiritismo”. A escritora homenageada neste ano é a carioca Yvonne do Amaral.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira; Aldo Aguilar Bianco, um dos fundadores da Feira em Ribeirão Preto; Mário Gonçalves Filho, presidente da União das Sociedades Espíritas – Intermunicipal de Ribeirão Preto; do jornalista Saulo Gomes, entre outros.

O inicio da programação de abertura foi realizado pelo Coral da Sincovarp. Em seguida, Mário Gonçalves Filho agradeceu a presença de todos e a oportunidade de transmitir, por meio da feira, os ensinamentos da doutrina. “Agradecemos a oportunidade de estarmos aqui em praça pública, trazendo a mensagem espírita, cristã, com a certeza de que ela ajudará a transformar o nosso mundo em uma Terra melhor”, disse.

Foto: Rubens Okamoto

Convidado a fazer a saudação ao público, Duarte Nogueira falou sobre a leitura como ferramenta de transformação. “Nós precisamos encontrar nos livros as reflexões necessárias para uma convivência cada vez melhor da nossa sociedade”, disse.

O prefeito ainda comemorou o percentual de leitores da cidade em relação ao país. “O hábito de leitura deve ser estimulado, o brasileiro não chega a ler dois livros e meio por ano, e graças aos incentivos na nossa cidade, Ribeirão Preto tem uma média maior”, concluiu.

Dando continuidade à cerimônia, Aldo Agilar Bianco falou sobre as dificuldades dos primeiros anos da Feira Espirita na cidade, da ajuda das pessoas na época e das orientações dadas por Chico Xavier para que ela acontecesse. “Chico Xavier foi um grande incentivador da Feira. Ele dizia que a Feira era um trabalho de amor”.

Encerrando a cerimônia, foi lançado o novo livro do escritor e jornalista Saulo Gomes. A obra “Nosso Chico” apresenta relatos, curiosidades e documentos de décadas de convivência entre Saulo e o religioso. “Vivi durante mais de trinta e cinco anos com ele, alguns momentos exclusivos que são relatados no livro”, contou.

O primeiro exemplar da obra “Nosso Chico”, foi entregue ao Nogueira, como forma de agradecimento ao incentivo dado por seu pai, Antônio Duarte Nogueira, então prefeito na época da realização da primeira edição da Feira do Livro Espírita.


Nota: esta notícia foi publicada no site da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.