Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Paulo Toledo Machado retorna ao mundo espiritual

Autor: A.J.Orlando | Publicado em: 15/09/2018

Por volta das 21 horas de ontem, 14 de setembro, dr. Paulo Toledo Machado desencarnou em São Paulo. Nascido em Itapira, em 20 de agosto de 1924, era filho de Américo Bairral, um dos fundadores do Hospital Espírita Bairral, também naquela cidade paulista.

 

Dr. Paulo, como era carinhosamente chamado, com sua esposa dra. Elza Mazzoneto Machado, foi fundador do Museu Espírita de São Paulo, realizando sonho de Allan Kardec, como apresentado na Revue Spirite, de dezembro de 1868. reuniu entre publicações, documentos, objetos  históricos, também obras raras, incluindo textos de Allan Kardec doados pelo pesquisador Canuto de Abreu, hoje sendo uma seccional da Federação Espírita Brasileira.

 

Dr. Paulo era advogado, contabilista e professor universitário. De família espírita e trabalhador desde muito jovem, aos 20 anos era presidente do Centro Espírita Ismael, no Bairro da Pompéia, na capital paulista. Quando tinha 22 anos de idade, foi fundada a Mocidade Espírita da Lapa, tendo sido escolhido para ser diretor de estudos.

 

Paulo e Elza editaram o Livro dos Espíritos Sua Tradição Histórica e Lendáriae O Evangelho Por Fora, ambos de Silvino Canuto Abreu.

 

Foi o secretário geral do 2º Congresso de Mocidades Espíritas do Estado de São Paulo, realizado de 28 a 30 de maio de 1954. Participou nas gestões de 1954 a 1964 de cargos de secretário das Diretoria Executiva da USE SP, tendo como presidentes Carlos Jordão da Silva e Luiz Monteiro de Barros.

 

A 1ª Semana Espírita da cidade de São Paulo, com realização da USE, que aconteceu de 2 a 8 de julho de 1956, teve Paulo Machado como presidente da comissão organizadora.

 

Fez parte também da ADELER – Associação de Editores, Distribuidores e Divulgadores do Livro Espírita, por vários anos através do LFU Lar da Família Universal (depois como ICESP – Instituto de Cultura Espírita de São Paulo) e também como membro do Conselho Fiscal.