Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Mostra São Paulo de Teatro Espírita chega a sua segunda edição

Autor: Lirálcio Ricci | Publicado em: 28/10/2019

São Paulo é um dos principais polos culturais do mundo. Responsável pela maior concentração de salas de teatro da América Latina. Dentro deste panorama, um número expressivo de produções com temática espírita circula por nossa cidade todos os anos.

E é com imensa alegria que anunciamos a 2ª Mostra São Paulo de Teatro Espírita. Em sua primeira edição em 2018 no Teatro Fernando Torres, a mostra alcançou números expressivos tanto para a divulgação da Doutrina, como para o exercício da caridade. Foram 40 dias de mostra com 15 apresentações e um público de 6.000 pessoas.

A 2ª Mostra São Paulo de Teatro Espírita visa reunir no mês de outubro/novembro de 2019  grandes expoentes das artes cênicas espiritas em um dos melhores teatros da cidade: o Teatro Fernando Torres.

Espetáculos de diversas partes do Brasil farão parte deste grandioso encontro em prol da Paz e do Bem. Serão 13 apresentações durante todo o mês, levando ao público temas como caridade, solidariedade, perdão, reencarnação, reforma intima, valorização da vida etc.

A 2ª mostra não será seletiva e sim será composta por espetáculos convidados de grande expressão no cenário brasileiro das Artes Espiritas O evento, promovido pela ER Arte Produções em parceria com Teatro Fernando Torres e apoio do Departamento de Arte da USE-SP, tem por objetivo divulgar a atividade teatral espírita tão forte e presente na capital paulista.

A ER Arte Produções é uma das mais atuantes produtoras de São Paulo. Com 18 anos de existência e mais de 25 produções aclamadas pelo público e pela crítica. Passaram pelos principais teatros do Brasil, comercializando mais de 1.000.000 de ingressos em suas produções.

O Teatro Fernando Torres é considerado pelo terceiro ano consecutivo pela avaliação da Folha de São Paulo como um dos 5 melhores teatro de São Paulo. Com nota 9,3 o teatro possui excelente estrutura técnica e de acolhimento ao público, além de ter uma excelente localização.

A 2ª Mostra São Paulo de Teatro Espírita é um evento especial em nossa capital e cercado pelos principais profissionais das artes cênicas. A meta desta edição é ultrapassar o público atingido no primeiro ano e solidificar essa vertente dentro da "Terra da Garoa" para continuamos com encontros como este, que só aumentará a sede do conhecimento doutrinário, tão necessário nos últimos tempos.


Atrações Convidadas


E A VIDA CONTINUA... Andre Luiz – Chico Xavier – 31/10 e 01/11/2019 - Quintas e Sextas às 21h

Adaptado de um dos mais belos romances, psicografado por Chico Xavier, a peça aborda a vingança, o amor e o perdão nas complexas relações entre dos dois planos de vida.

Adaptação e Direção: Orlando Vieira - Elenco: Kaká Mureno, Rita Lopes, Eduardo Moreno, Orlando Vieira, Giovanni Grecco, Arnaldo Ajani, Claudia Brumn, Dayane Abreu, Neide Lour.

Duração: 90 minutos Gênero: Drama Espiritual


LAÇOS ETERNOS – Lúcios – Zibia Gasparetto – 02/11/2019 às 21h - Sábado

Adaptado por Annamaria Dias, do romance psicografado por Zibia Gasparetto, é uma história comovente, onde o amor é apresentado com toda a sua força e

contundência através das diversas vidas de seus principais personagens. Revela as extraordinárias ligações amorosas e apaixonadas que acabam unindo os seres, por meio de suas

atrações espirituais e carnais. E valoriza o amor: aos filhos, aos familiares, aos amigos e aos inimigos.

Adaptação Teatral de Annamaria Dias do livro de Zíbia Gaspareto.

Direção: Fátima do Valle. Elenco: Fátima do Valle, Leandro Lira, JB Oliveira, Alessandra Vitanis, Juliana Lopes, Celio Woody, Roberto Trujilo, Adson Phellicius, Vinicius Prates, Carol Souza, Leon Cordeiro e Jessica Higa.

Duração: 110 (cento e dez) minutos


OS MENSAGEIROS – André Luiz /Chico Xavier – 03/11/2019 as 19h - Domingo

Depois dos ensinamentos recebidos com o livro "Nosso Lar", André Luis, mais uma vez vem ao nosso encontro satisfeito por cumprir seu dever. Depois de ter passado por uma maravilhosa experiência de grande aprendizado, achou por bem nos relatar o que presenciou, nos ensinando assim mais algumas lições.

Adaptação e Direção: Fátima do Valle - No elenco estão Alessandra Vitanis, Celio Woodii, Juliana Lopes, JB Oliveira, Leon Cordeiro, Marcela Cruz, Vinicios Prates, Gil Amadeu e Neuza Valencio, além de Fátima do Valle, responsável pela adaptação


OS ÚLTIMOS DIAS DE PAULO DE TARSO – 08,09/11/2019 às 21h - Sexta e Sábado

Roma, 67 D.C, Paulo de Tarso vive seus últimos dias na prisão. O convertido de Damasco conta com Lucas, seu fiel amigo de peregrinação, que lhe visita todas as noites em sua cela. Durante esses encontros, Paulo narra a Lucas como passou de cruel perseguidor e assassino dos cristãos à maior evangelizador que o mundo já conheceu.

Direção: Ricardo Bonfá e Gustavo Valente Produção/Diretor de Produção: Ricardo Bonfá

Com: Ricardo Bonfá, Gustavo Valente, Priscila Reis


UMA FLOR PARA BEZERRA DE MENEZES – 10/11/2019 às 19h - Domingo

O espetáculo, além de abordar aspectos mais conhecidos da trajetória de Bezerra, explora os fatos que o levaram do ceticismo à adoção e defesa do espiritismo, os acontecimentos que testaram sua fé na nova doutrina, os testemunhos de aceitação, humildade e amor que ofereceu na vida pública e particular e seu trabalho na espiritualidade.

Texto: André Tadeu. Direção Geral: Alberto Centurião. Direção Musical: Ricardo Ibri.

Elenco: André Tadeu, Maristela Theodoro, Piry Brito, Rogério Rodrigues e Valéria Pedrassoli.


ENCONTRO ESPIRITUAL DE LÉON DENIS COM JOANNA DE ÂNGELIS – 14/11/2019 às 21h - Quinta

O encontro de Léon e Joanna acontece nas esferas celestiais, enquanto, paralelamente, suas experiências terrenas vão sendo interpretadas e revividas à vista do público, sob os refletores, com ajuda de recursos áudio visuais e produção esmerada.

Texto e direção: Paulo Afonso de Lima - Elenco: Rogério Fabiano e Érica Collares.


FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO – 15/11/2019 às 21h – Sexta

Um quarto de hospital não é exatamente o lugar ideal para um renascimento espiritual, mas foi para o Sr. José. Internado devido a um câncer, ateu convicto, tudo para ele era poder usar o que tinha, inclusive para sua cura. Mas não contava com a presença constante de uma enfermeira muito especial.

Elenco: Rogério Fabiano e Érica Collares.


DO ABISMO AS ESTRELAS – Lurimar Vianna - 16,17/11/2019 - 21h – Sábado e 19h - Domingo

O romance do imortal literato francês Victor Hugo, psicografado por Divaldo Franco (voz em off), reflete sobre questões humanas e sociais como a prática do aborto e da eutanásia, além de tratar de temas como relacionamentos humanos e profissionais, medicina, ciência, espiritualismo e valores

Texto: Lurimar Vianna, adaptação da obra de Victor Hugo, psicografada por Divaldo Pereira

Franco. Direção: Renato Scarpin.

Elenco: Carô Carvalho, Cláudia Gianini, Débora Munhyz, Fernanda Guerra, Hudsonn Moreira,

Maritta Cury e Vandir Pereira. Voz em off: Divaldo Franco.

Duração: 90 minutos. Gênero: Drama.


CHICO ALÉM DA ALEGRIA – RONALDO CIAMBRONI – 22/11/2019 às 21h - Sexta

O nosso espetáculo, mostra a trajetória deste homem que foi sem dúvida, um dos maiores mestres da espiritualidade. Começando em Pedro Leopoldo, cidade do interior de Minas Gerais, onde, ainda menino, Chico inicia a sua vida de médium. A peça, desfila personagens que fizeram parte da sua história e inúmeros fatos que aconteceram.

Texto e Direção: Ronaldo Ciambroni. Elenco: Ronaldo Ciambroni, Rick Conte, J. C. Rocco, Eduardo Guimarães, Magda Mieli, Cris Ciambroni, Viviane Esteves, Alexandre Batel e Felipe

Moreno.


Emmanuel – A Luz de Chico Xavier - 24/11 às 19h - Domingo

Em uma conversa entre Chico e Emmanuel, conhecemos sua trajetória de reencarnações, a conversa pessoal que teve com Jesus Cristo, suas provações, frustrações e realizações e principalmente, seu trabalho junto ao Médium, que como poucos sabem, já ocorreu outras vezes em outras encarnações. Um espetáculo emocionante e inspirador que prende o público a cada revelação, a cada cena, a cada prova de amizade destes dois grandes espíritos que estão unidos no infinito do espaço e na eternidade do tempo.

Direção e Texto: Edu Rodrigues – Elenco: Edu Rodrigues – Hebert Freitas – Rodrygo Bianchhi - Diego Jardim – Carla Verna – Geórgia Querido. Duração: 75 (setenta e cinco) minutos


Realizadores

A ER Arte Produções (nome fantasia) é uma empresa que nasceu em 1998 com o objetivo de criar espetáculos teatrais de alta qualidade para um público cada vez mais exigente. Presente no segmento de Entretenimento Teatral, a ER Arte produz espetáculos teatrais de todos os gêneros e para todas as idades. Possue um quadro de profissionais associados de alto nível técnico e artístico, responsáveis pelas maiores produções teatrais já encenadas no Brasil.

Desde sua fundação em 2001 com o espetáculo "O Palhaço era meu tio", de Ronaldo Ciambroni (Prêmio Mambembe, Prêmio Moliére, Prêmio Coca Cola de teatro jovem e APCA), comercializou mais de 1.000.000 de ingressos em nossas produções em mais de 25 produções aclamadas pelo público e pela crítica: A Bela e a Fera – A História encantada (2014 até os dias Atuais) – Branca de Neve – O musical Encantado (2015 – até os dias Atuais) - Marido, Matriz e Filial – Comedia (2012), entre outros.

Atualmente em cartaz no Teatro Fernando Torres com "Emmanuel, a Luz de Chico Xavier" e "Cinderella – A Princesa das Princesas".

Sócios e Produtores: Edu Rodrigues e Cristiane Marques – Atuantes no mercado teatral há mais de 20 anos – Após produzirem seus próprios espetáculos estão juntos neste novo desafio para realizar em SP esta importante Mostra São Paulo de Teatro Espírita.


Apoio da USE

O apoio do Departamento de Arte da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo se deu desde o primeiro momento da criação do projeto em 2018, pois se trata de relevante trabalho de divulgação da Doutrina Espírita e mostra ao grande público as produções de qualidade técnica e dramatúrgica encenadas no circuíto profissional, e conta aprovação da Diretoria Executiva.

Na edição de 2019 foi preparada uma abertura, com entrada franca, que ocorrerá no dia 30 de outubro, às 21h, onde o consagrado produtor e diretor cinematográfico André Marouço, diretor da TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova (FEAL - Fundação Espírita André Luiz) irá abordar a relevância da arte espírita no atual cenário por que passa a sociedade. A palestra será precedida de uma apresentação musical feita por Lirálcio Ricci, atual diretor do DArte da USE-SP e também diretor da Associação DuBEM, entidade que mantém a Web-Rádio Espírita DuBEM, o Canal DuBEM WebTV e a DuBEM Records & Books.

Além do apoio institucional, a USE será beneficiária de todo o alimento arrecadado com as apresentações, que será direcionado para a USE Distrital do Tatuapé, para que a mesma faça chegar às instituições necessitadas da região.


Serviço

Teatro Fernando Torres - Lugares: 685

Rua Padre Estevão Pernet, 588   - próximo às estações de Metrô Tatuapé e Carrão

Cafeteria no local: Tablado Café

Informações / Bilheteria: (11) 2227-1025

Bilheteria: de terça a quinta, das 14h às 20h

Estacionamento no local (ESTAPAR) –R$ 20,00


Curta Temporada de 31/10/2019 a 24/11/2019 – Quintas, Sextas e Sábados às 21h e domingos às 19h

Ingressos: R$ 60,00 inteiras – R$ 30,00 meias