O Congresso

Um Congresso para a História

Este 17º Congresso Estadual de Espiritismo, de 23 a 25 de junho de 2017, na estância turística de Atibaia, reveste-se de significado especial. Afinal, foi também no calor de um congresso —em junho de 1947, na Capital, há justos 70 anos — que surgiu a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Por isso, ao lado da rica programação, o conclave incluirá homenagens à Entidade federativa que representa o estado bandeirante no Conselho Federativo Nacional (CFN-FEB), com:

  • Lançamento de carimbo e selo da ECT, que constará das postagens e correspondências no mês de aniversário da USE (Cerimônia de abertura);
  • Lançamento do livro USE – Passado, Presente e Futuro em Nossas Mãos, obra comemorativa, em capa dura, contando 300 páginas aproximadamente. (Cerimônia de abertura);
  • Homenagem aos Bandeirantes da Unificação (Noite de sábado);
  • Conferência de Divaldo Pereira Franco e homenagem ao orador e amigo da USE por seus 70 anos de Oratória.

 

Conferencistas

Divaldo Pereira Franco

Divaldo-Franco,-na-Câmara-Federal,-em-Brasília,-DF.jpg

Divaldo Franco, na Câmara Federal, em Brasília, DF

Convidado de honra deste 17º Congresso, Divaldo Franco já proferiu mais de 13 mil palestras nos cinco continentes. Desde 1951, quando pisou o solo paulista pela primeira vez, tem retornado ao Estado todos os anos, tendo ministrado palestras em mais de 150 cidades.

Em 25 de junho de 2016, nosso conferencista foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa em Humanidades, pela Universidade Santa Cecília (UniSanta), da cidade de Santos, um reconhecimento da Instituição de ensino às múltiplas atividades de Divaldo em favor dos ideais de pacifismo e de amor ao próximo. Com esta homenagem, o orador já soma mais 900 títulos, nacionais e internacionais, incluindo os mais de 50 diplomas de Cidadão Honorário, concedidos por câmaras municipais paulistas. Em outubro de 2016, o orador atraiu mais de 8 mil pessoas ao Parque Ibirapuera, na segunda edição paulistana do movimento Você e a Paz.

 

André Luiz Peixinho

andrepeixinho

A espontaneidade baiana estará garantida também nas boas pitadas de humor de André Luiz Peixinho, presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB). Velho conhecido dos paulistas, presente nos últimos três congressos estaduais.

Peixinho é médico, com graduação em Filosofia e Psicologia, especializado em Psicologia Clínica. Docente da Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Orador de amplos recursos, André Luiz Peixinho é fundador e gestor da Sociedade Hólon, membro do Conselho de Fundação José Petitinga e membro da Associação Médico-Espírita da Bahia. Palestrante sempre requisitado em congressos e seminários, no Brasil e no Exterior.

 

Haroldo Dutra Dias

Haroldo-Dutra-Dias

O tempero mineiro será dado pelo orador Haroldo Dutra Dias (Belo Horizonte), que fará a conferência em homenagem aos 160 anos de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Haroldo Dutra ficou mais conhecido dos paulistas em 2012, quando subiu à tribuna do 15º Congresso Estadual de Espiritismo, realizado na cidade de Franca.

Tradutor do Novo Testamento, diretamente do texto crítico grego publicado pela UBS (United Bible Society), editado pela Federação Espírita Brasileira. É autor do livro Parábolas de Jesustexto e contexto, publicado pela Federação Espírita do Paraná (FEP).

Sócio-fundador do SER — Instituto dedicado ao estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, à evangelização, educação infantil e ao diálogo inter-religioso. Por esse Instituto, participa de diversos projetos, entre outros: Sete minutos com Emmanuel, PodSER (o Podcast do SER).

 

 

Alberto Almeida

Alberto-Almeida

Médico homeopata e Terapeuta Transpessoal, com formação em Dinâmica Energética do Psiquismo, Terapia  Sistêmica Familiar, Constelação Familiar, Terapia Regressiva a Vivências Passadas, Psicologia Transpessoal.

Em Belém do Pará, está vinculado ao Grupo Espírita Jardim das Oliveiras, que presta atendimento de promoção social a 150 famílias, que se encontram abaixo da linha da pobreza.

Diretor científico da Associação Médico-Espírita do Pará. Publicou as seguintes obras: A Arte do Reencontro – casamento; O Perdão como caminho; O Amor pede passagem; Pais e filhos – fortalecendo vínculos;  Respeite a criança – cidadania desde a concepção e o livro de bolso Espiritualidade em gotas, em homenagem a O Livro dos Espíritos. Foi secretário da Comissão Regional Norte, CR-Norte, do Conselho Federativo Nacional (CFN-FEB). Orador espírita reconhecido em todo o Brasil e no Exterior.

 

USE e a Unificação

O tema Unificação e o papel da USE nestes 70 anos de história serão abordados por quatro dos seus dirigentes – o ex-presidente Antônio Cesar Perri de Carvalho, a assessora de Unificação Neli Del Nery Prado; Merhy Seba, diretor de Relações Institucionais, e Julia Nezu Oliveira, atual presidente da USE..

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho
Palestrante no Brasil e no Exterior, Antonio Cesar Perri de Carvalho presidiu a USE e também a Federação Espírita Brasileira (FEB), de 2012 a 2015, e foi secretário-executivo do Conselho Espírita Internacional (CEI). Nos dois últimos anos, vem ministrando palestras e escrevendo livros – como os recentes As Epístolas de Paulo e Centro Espírita – Prática e Vivência Cristã (este com o selo USE). Seus artigos permeiam na imprensa espírita e também na web, onde mantém o blog do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (www.geecx.com.br), Cesar Perri ministrará uma das três palestras da manhã de sábado, discorrendo sobre a história da USE.

Julia Nezu de Oliveira
Atual presidente da USE, Julia Nezu Oliveira é uma das grandes lideranças do movimento de unificação no solo paulista. É co-fundadora do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo (CCDPE), ao lado do saudoso Eduardo Carvalho Monteiro, e também da Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo (AJE-SP). No Japão, ajudou a fundar a Associação dos Divulgadores do Espiritismo (ADE-Japão). Apesar da formação em Direito, Julia Nezu é colaboradora da Imprensa Espírita, tendo entrevistado e fotografado mais de uma centena de expressões do nosso movimento. Anfitriã-mor deste 17º Congresso, Julia ocupará sua tribuna na manhã de domingo (25), quando abordará instigante tema sobre os vários desafios que se levantam: “O futuro em nossas mãos”.

Neli Del Nery Prado
Assessora de Unificação, responsável pela macrorregião que engloba as Regionais de Bauru, Marília, Assis, Presidente Paulista e Nova Alta Paulista, Neli Del Nery Prado foi vice-presidente da USE (2009-2012). Na área de Estudos, coordena uma das cinco Assessorias no Estado do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE). É a principal mentora da FEIRAMOR, com mais de 30 edições já realizadas em Bauru, sua terra natal, iniciativa que inspirou movimento semelhante em Ribeirão Preto.

Merhy Seba
Diretor do Departamento de Relações Institucionais da USE e coordenador nacional da área de Comunicação Social Espírita do Conselho Federativo Nacional (CFN-FEB), Merhy Seba é publicitário e professor universitário da Universidade Paulista (Unip-Ribeirão). Criou, entre outras, a campanha Comece pelo Começo, que, após 45 anos, mantém-se revitalizada e em sintonia com o movimento espírita nacional, como se pode ver no cartaz dos 160 anos de O Livro dos Espíritos. Na gestão de J. A. Luiz Balieiro, assinou o novo projeto gráfico de Dirigente Espírita, que continua sendo base para a publicação nos dias atuais.

 

 

 

Rodas de Conversa — Privilegiando o diálogo

 

Outra marca deste 17º Congresso é a intensa interatividade do público. Para isso, foram programadas seis rodas de conversa, com três expositores em cada sala, além de um moderador, quando serão analisadas, à luz da Doutrina Espírita, matérias complexas da sociedade moderna — como relações homoafetivas, teorias científicas à luz do conhecimento espírita, qualidade da literatura espírita e as obras pseudoespíritas, o alcance da pedagogia espírita, além da instrução oficial etc.— e temas doutrinários ainda controversos. (Veja programação oficial, nesta página)

 

Oficinas – Multiplicação de conhecimento

 

Gestão jurídico-administrativa, adoção de práticas sustentáveis, orientação doutrinária, técnicas pedagógicas e outros temas inerentes à rotina e ambiente da casa espírita serão trabalhados em 12 oficinas, com duas horas de duração, que se repetirão em três horários diferentes. Nessas oficinas, em que a prática se sobrepõe à teoria, serão trazidos modelos bem-sucedidos para que sejam multiplicados. (Veja programação oficial, nesta página)

 

PROGRAMAÇÃO 17º CONGRESSO

DIA 23/06/17 – sexta-feira

17h00 às 18h30: Boas vindas e credenciamento

19h00 às 20h00:

  • Apresentação Musical: Tenor Denizard Rivail Gomes (Ribeirão Preto) e Grupo Magia do Som (Americana/SP)
  • Lançamento do Livro 70 anos da USE
  • Lançamento do Selo Correios USE 70 anos
  • Abertura do Congresso / Comemoração

20h00  às  21h30  – Conferência  de Abertura  PROSSIGO PARA O   ALVO com Divaldo Pereira Franco (Salvador/BA)

21h30 – Jantar

DIA 24/06/17 – sábado

8h00 às 8h30: Momento de Arte (Grupo Toque na Alma – Araras/SP)

8h30 às 9h30: O ESPÍRITA FRENTE AOS DESAFIOS ATUAIS com André Luiz Peixinho (Salvador/BA)

9h30 às 10h00: Perguntas / Diálogo

10h00 às 10h20: Intervalo 10h20 às 10h30: Deslocamento

10h30 às 12h00: Oficinas

10h30 às 12h00: Palestras USE – Antonio Cesar Perri de Carvalho (HISTÓRIA DA USE), Merhy Seba (USE NA DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO), Neli Del Nery Prado (ATUALIDADE DO MOVIMENTO ESPÍRITA PAULISTA)

12h00 às 14h00: Almoço

14h00 às 16h00: Rodas de Conversa 14h00 às 15h30: Oficinas

16h00 às 16h20: Intervalo 16h20 às 16h30: Deslocamento

16h30 às 18h30: Rodas de Conversa

16h30 às 18h00: Oficinas

18h30 às 20h00: Jantar

19h30 às 20h00: Momento de Arte com o Grupo Vozes do Amanhã (Campinas/SP)

20h00 às 20h30: Homenagens

20h30 às 21h30: ATUALIDADE DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” com Haroldo Dutra Dias (Belo Horizonte/MG) – Comemoração dos 160 anos de O Livro dos Espíritos

21h30 às 22h00: Reunião do CDE (Órgãos Locais – USEs Distritais, Municipais e Intermunicipais) – candidatura para 18º Congresso em 2020

DIA 25/06/17 – Domingo

8h00 às 8h30: Momento de Arte USE

8h30 às 10h00: Síntese das Rodas de Conversa (Marco Milani, Antonio Cesar Perri de Carvalho, Alexandre Fontes da Fonseca, Luiz Fernando Penteado, Haroldo Dutra Dias e André Luiz Peixinho)

10h00 às 10h20: Intervalo 10h20 às 10h30: Deslocamento

10h30  às  11h30:  DESAFIOS – O FUTURO EM NOSSAS MÃOS com Julia Nezu (São Paulo/SP)

11h30 às 12h30: Conferência de Encerramento ESPÍRITAS: AMAI-VOS E INSTRUI-VOS! com Alberto Almeida (Belém/PA)

12h30 às 13h00: Encerramento do CONGRESSO 13h00 – Almoço

—-

Oficinas (Como Fazer?)

  1. ATENDIMENTO FRATERNO:        ACOLHER,        CONSOLAR, ESCLARECER E ORIENTAR (Mauro Santos)
  2. PASSES E VIBRAÇÕES NO CENTRO ESPÍRITA (Fernando Porto)
  3. COMO IMPLANTAR O ATENDIMENTO ESPIRITUAL AOS DEPENDENTES QUÍMICOS E FAMILIARES (João Marcos Marcolino e Anselmo Heib)
  4. COMO IMPLANTAR O ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA (Silvio Costa)
  5. ORGANIZAÇÃO E   FUNCIONAMENTO  DE   MOCIDADES   NOS CENTRO ESPÍRITA (Gustavo Ferreira Bento e Filipe Felix)
  6. COMO POTENCIALIZAR A DIVULGAÇÃO ESPÍRITA PELO USO DE CANAIS DE MÍDIA (Isabel Vitusso e Eliana Haddad)
  7. QUALIDADE NA   EDUCAÇÃO/EVANGELIZAÇÃO DA   INFÂNCIA(João Thiago Garcia e Talissa Ribeiro)
  8. A ARTE  NO   ATENDIMENTO  DOS   OBJETIVOS  DO   CENTRO ESPÍRITA (Lirálcio Ricci e Júlio Nunes)
  9. ESTUDO METÓDICO DA DOUTRINA ESPÍRITA (Mário Gonçalves Filho)
  10. SUSTENTABILIDADE DO CENTRO ESPÍRITA (Pedro Nakano,Geraldo Ribeiro e Paulo Roberto Francisco)
  11. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (Sergio Ramos de Faria)
  12. COMO FAZER   UM   PROGRAMA  ESPÍRITA  DE  RÁDIO  (Suzete Amorim)

Rodas de Conversa

  • QUALIDADE DOUTRINÁRIA DA LITERATURA ESPÍRITA (Coordenador: Marco Milani; Debatedores: Donizete Pinheiro e Onivaldo da Silva)
  • PRÁTICAS ESTRANHAS NO CENTRO ESPÍRITA (Coordenador: Antonio Cesar Perri de Carvalho; Debatedores: Wladisney Lopes da Costa e Heloisa Pires)
  • TEORIAS CIENTÍFICAS E ESPIRITISMO (Coordenador: Alexandre Fontes da Fonseca, Debatedor: Jefferson Betarello)
  • SEXUALIDADE E AFETIVIDADE SOB A ÓTICA ESPÍRITA (Coordenador: Luiz Fernando Penteado; Debatedores: Alessandro Viana de Paula e Alberto Almeida)
  • POLÍTICA E ESPIRITISMO (Coordenador: Haroldo Dutra Dias; Debatedores: Allan Kardec Pitta Veloso e Francisco Gabilan)
  • O DESAFIO DE EDUCAR ALÉM DE INSTRUIR NO CENTRO ESPÍRITA
    (Coordenador: André Luiz Peixinho; Debatedores: Sandro Cosso e Adalgiza Campos Balieiro)

 

Estarão no foyer:

  1. Associação Jurídico-Espírita do Brasil (AJE-BR)
  2. Centro Espírita Allan Kardec, de
  3. Editora e Jornal Correio Fraterno, de SB
  4. Revista Internacional e jornal O Clarim, de Matão-SP.
  5. Distribuidora e Editora Candeia, de Catanduva-SP.
  6. Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, de São
  7. Programa Momento Espírita, da USE, na Rádio Boa
  8. TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova, de Guarulhos-SP.
  9. Editora EME, de Capivari-SP.

 

 

BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Atibaia, cidade-sede do 17º Congresso Estadual

atibaiaturistica

Conhecida como terra das flores e dos morangos, a estância turística de Atibaia está entre os principais destinos de viagem para visitantes paulistas e de outros estados. Não apenas pelos atrativos naturais, que atraem aficionados do esporte de aventura e do ecoturismo, mas também por seus apelos históricos e culturais. Nesse aspecto, Atibaia constitui importante pólo do turismo religioso, rural e gastronômico.

A proximidade com São Paulo e a localização estratégica, a 70 quilômetros dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas), é um trunfo importante para a cidade, que recebe muitos eventos empresariais (turismo de Negócios), valendo-se também dos excelentes hotéis.

O acesso por rodovia também é bastante fácil, já que Atibaia se localiza próxima do entroncamento entre as rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I, que, por sua vez, faz conexão com o Sistema Anhanguera/Bandeirantes, Rodoanel e o Sistema Dutra/Carvalho Pinto (ligando São Paulo ao Rio de Janeiro e Litoral Norte Paulista).

 

Festa das Flores e Morangos

morangosatibaia

Uma simples visita no site oficial do município já oferece uma boa ideia dos atrativos atibaienses, mas uma boa sugestão é visitar a página www.atibaiaeregiao.com.br, do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, um dos parceiros institucionais da USE neste evento.

Encravada numa região reconhecida como Entre Serras e Águas (conforme Lei Estadual), Atibaia oferece excelentes opções de lazer, como o Parque Municipal de Itapetinga, onde se encontra o Monumento Natural Estadual de Pedra Grande, o primeiro, dessa natureza, tombado pelo Condephaat.

O clima frio e seco, com temperaturas médias anuais de 19ºC, favorece certos tipos de culturas temperadas, incluindo a floricultura e o cultivo de morangos, colhidos geralmente nos meses de inverno. A Festa do Morango, promovida em parceria com a cidade de Jarinu, ocorre no mês de junho, período do nosso Congresso. Mas é em setembro que se realiza a Festa de Flores e Morangos, a mais tradicional e concorrida.

floresatibaia

Atibaia espírita

Atibaia originou-se de antigo povoado em torno da Capela de São João Batista, no século 17, ponto de parada para os bandeirantes que se embrenhavam na Mata Atlântica em busca de pedras preciosas nas Minas Gerais, tem ainda outros atrativos e peculiaridades importantes.

Mas a cidade-sede do 17º Congresso Estadual de Espiritismo tem ainda características e atrativos muito peculiares, que a situam entre os principais destinos do turismo religioso no Estado. É que Atibaia tem um povo profundamente religioso, o que se pode inferir pela quantidade de igrejas e templos, católicos ou protestantes, evangélicos e também espíritas.

Em Atibaia contam-se nove instituições espíritas, incluindo entidades assistenciais e a editora VivaLuz,

Um Congresso para toda a Família
Participar deste 17º Congresso Estadual de Espiritismo, na bela estância turística de Atibaia, é uma experiência duplamente agradável. Além dos conhecimentos e momentos de emoção, você estará ainda desfrutando de um lindo passeio com toda a família.

Por isso, esta Comissão Organizadora optou por fechar “um hotel inteiro” para os congressistas. E que tivesse condições de acolher também nossas crianças, para que não só os casais, mas também os filhos pudessem desfrutar desses momentos.

Assim, foi fechada parceria com o Tauá Hotel Atibaia, um dos mais requisitados da região.  Os apartamentos (Single e Duplo/Triplo) podem acolher até quatro adultos.

Além disso, o Hotel dispõe de Monitores para acompanhar e divertir a criançada nos vários espaços lúdicos do hotel, que conta, inclusive, com brinquedoteca.

Hotel Tauá, localizado na Rodovia Dom Pedro I, Km 86 – Vale dos Pinheiros, Atibaia – SP, 12954-260.

Inscrições

INSCRIÇÕES COMO PASSANTE – ÚLTIMAS VAGAS


Passante é o congressista que irá participar de todas as atividades do Congresso, mas não está hospedado no Hotel Tauá.

Valores para participação com ou sem refeição no Hotel:

– Inscrição como passante sem almoço/jantar R$ 200,00 por pessoa;

– Inscrição como passante com almoço/jantar R$ 490,00 por pessoa.

Para concluir o processo de sua inscrição, por gentileza, preencher e assinar a Ficha de inscrição abaixo e nos remeter para o e-mail congresso@usesp.org.br.

As inscrições ficarão abertas até 16/06/2017 ou até preenchermos todas as vagas.

 

HOSPEDAGEM – HOTEL PARCEIRO ALEGRO BY TAUÁ

Caso necessite de hospedagem entre em contato com o Hotel Alegro, mesmo da rede do Tauá e parceiro do 17º Congresso Estadual de Espiritismo, que oferecerá tarifas diferenciadas para os congressistas:

Aryane Araujo / Tainã Delgado

Tel (11) 4416-5020 / (11) 4416-5013

E-mail reservasatibaia3@taua.com.br / taina.delgado@alegrohotel.com.br

Imprensa

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

Baixe aqui banners, logos e fotos em alta resolução

Banners:

13518106_1209941232386097_1868346572_o

 

 


13509849_1209941835719370_69761420_o

 

 


13493503_1209941645719389_82309757_o

 

 


13487673_1209941219052765_2098307460_n

 

 

 

 

 

 


Logo em JPG

13499493_1209941909052696_1535999840_o


Logo70 anos em PDF


Arquivos Zipados:

Logo 70 Anos em EPS
Logo 70 Anos em CDR

Contato

Fale Conosco

Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana
São Paulo/SP Cep: 02036-011
Tel: 11 2950 – 6554
congresso@usesp.org.br

Nome

E-mail

Assunto

Sua mensagem

Responda

Back to Top